Workshop "Conservação de Património e Museus no Contexto Autárquico", 24 Nov. 2009

Cartaz Cons e Rest Pat Contexto Autarquico web

Workshop Conservação de Património e Museus no Contexto Autárquico
Ecomuseu Municipal do Seixal, 24 de Novembro de 2009

O Workshop ‘Conservação de Património e Museus no Contexto Autárquico’ pretende dar lugar a uma reflexão crítica e uma partilha de experiências sobre o vasto campo de responsabilidades e de actuação das autarquias no que concerne a conservação do património cultural, móvel e imóvel.

Em tal quadro de análise, qual o papel dos museus, uma vez que é frequente atribuir-lhes competências e objectivos para que não têm nem recursos, nem planos de acção, nem profissionais habilitados ou com formações actualizadas? Qual a importância da investigação, face aos requisitos, funções e potencialidades da conservação do património? Que parcerias são necessárias e possíveis, no actual contexto institucional e científico, para o desenvolvimento da conservação e do papel das autarquias neste campo?

Defendendo e acreditando na implementação de novas/inovadoras/melhores formas de actuação nas autarquias, pretende-se apresentar e discutir uma proposta de estratégia integrada e integradora de gestão de competências e recursos no sentido de promover boas e dinâmicas práticas de protecção sustentada do património, num âmbito de decisão local, tendo uma visão global do património e da sua conservação.

Realizada no Dia Nacional da Cultura Científica, esta iniciativa pretende ainda chamar a atenção para a necessidade de articular as estratégias de desenvolvimento da conservação e a investigação necessária ao aprofundamento e à eficácia das duas práticas.

Local:
Ecomuseu Municipal do Seixal
Núcleo do Moinho de Maré de Corroios
Rua do Rouxinol, Corroios

Máximo 25 participantes.
Inscrições até 9 de Novembro

Inscrições, submissão de comunicações e programa preliminar: www.icom-portugal.org

Informações:
info@icom-portugal.org
ecomuseu@cm-seixal.pt

Organização: Ecomuseu Municipal do Seixal e ICOM-PT



Citar este post
Ana Carvalho (2009, 28 Outubro). Workshop "Conservação de Património e Museus no Contexto Autárquico", 24 Nov. 2009. No Mundo dos Museus. Recuperado em 28 de Março de 2024, de https://doi.org/10.58079/sd93

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.