Conf:"Museus e Sociedade", 26-28 Out. 2007

xviiatelier_minom_final.jpg

Transcrevemos informação veiculada na lista de discussão “Museum” sobre a realização de mais um atelier MINOM.

O MINOM – Movimento Internacional para uma Nova Museologia tem o prazer de informar que organizará em Portugal o seu XII Atelier MINOM – de que enviamos o programa em anexo – subordinado ao tema:

MUSEUS E SOCIEDADE

– “AGARRAR A MUDANÇA”
– QUE ACÇÃO?
– QUE PENSAMENTO COMUM?

Para tal, conta com o inestimável apoio do agrupamento português do MINOM, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e da Câmara Municipal de Setúbal que enquadrarão do ponto de vista museológico e logístico esta iniciativa.

O XII Atelier MINOM Internacional, que será realizado nos dias 26 a 28 de Outubro de 2007 nas cidades de Lisboa e Setúbal, pretende reunir todas as pessoas interessadas na Sociomuseologia e nas actividades museológicas ligadas a participação activa dos cidadãos, para reflectir e debater acerca das profundas mudanças em curso nas sociedades contemporâneas e o modo com estas se relacionam com os conceitos gerais da própria Sociomuseologia, com a gestão dos museus e com o exercício profissional dos museólogos.

São objectivos deste atelier:

1 – Fazer o ponto da situação da Sociomuseologia e das instituições museológicas ou grupos que a defendem ou procuram, face à mudança imparável da sociedade.

2 – Definir eixos de actuação.

3 – Realizar uma Assembleia-geral do MINOM INTERNACIONAL, que permita o relançamento e definição de renovados e abertos modelos de actuação do Movimento.

Estará em funcionamento um espaço especial no site do MINOM, onde poderão ser enviados e encontrados textos de reflexão e enquadramento das distintas temáticas.

Consulte: www.minom-icom.net

Para um melhor conhecimento do MINOM consulte o Espaço SIGNUD no nosso Site.

Um grupo de representantes do MINOM estará presente na Conferência Geral do ICOM em Agosto de 2007, em Viena, com o objectivo de divulgar o Atelier e convidar formalmente esta instituição para os nossos trabalhos.

Temos, pois o prazer de convidar V. Exa. a participar nos nossos trabalhos.

Agradecendo antecipadamente a atenção dispensada e na expectativa de que nos honre com a sua presença, cumprimentamos com consideração e estima,

Ana Mercedes Stoffel.
Vice-Presidente do MINOM

Contactos:
Inscrições e logística
Centro de Estudos de Sociomuseologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Magda Mata
Av. do Campo Grande nº 386, Campo Grande, 1749-024, Lisboa, Portugal
Tel.: 00 351 21 751 55 00 (Magda Mata)
E-mail.: Magda.mata@ulusofona.pt

Esclarecimento geral e participações:
Ana Mercedes Stoffel Fernandes
E-Mail – a.mercedes.fmsoares@mail.telepac.pt
Móvel – 00351912555040


1 comentário a “Conf:"Museus e Sociedade", 26-28 Out. 2007

  1. isabel Victor

    O XII Atelier MINOM,encerrou há poucas horas. Superou as melhores expectativas. Foi um verdadeiro forum de ideias. Uma tribuna aberta de discussão e renovação do pensamento museológico ! O Atelier MINOM foi fértil em ideias e de propostas de revisão de conceitos (nomeadamente os conceitos de ” Território ” de “Património” e ” identidade ” que até agora constituíram a trilogia da Nova Museologia). Saíu reforçada a ideia de compromisso entre os museus e os movimentos sociais. Sabendo-se que os museus são sempre instrumentos de poder (resta saber a quem servem num determinado momento e contexto). Posicionamento claro da Nova Museologia, face aos problemas das comunidades, favorecendo os propósitos do desenvolvimento sustentado na linha do altermundismo.

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *