Promoção da Interculturalidade

IMG_5151

Maria Vlachou “Promoção da Interculturalidade: Mediação nas Artes” # 24 de Outubro de 2013 # Torres Vedras © Ana Carvalho

“A interculturalidade tem lugar quando duas ou mais culturas entram em interacção de uma forma horizontal e sinérgica. Para tal, nenhum dos grupos se deve encontrar acima de qualquer outro que seja, favorecendo assim a integração e a convivência das pessoas.”

Esta é uma das possíveis definições de interculturalidade, com que Maria Vlachou nos deixou a propósito da apresentação “Promoção da Interculturalidade: Mediação nas Artes” no âmbito do curso de “Arte-Mediação: Promoção da Interculturalidade”.

O próximo parágrafo não resume toda a apresentação de Maria Vlachou, que permitiu uma viagem por inúmeros exemplos (entre eles museus), mas é indicador da forma como aborda a interculturalidade:

“Dantes, os cosmopolitas viajavam e sentiam-se à vontade com as culturas das cidades em que se encontravam. Hoje, os neo-cosmopolitas sentem-se à vontade com as várias culturas na cidade onde residem. As instituições culturais têm um papel fundamental no desenvolvimento deste espírito neo-cosmopolita, que ajuda a combater a ignorância e a promover o entendimento, a tolerância, a partilha, a celebração em conjunto da vida e de várias culturas.” (Maria Vlachou)

A proposta deste curso é a de pensar a interculturalidade a partir de várias áreas (comunicação, livro, teatro, dança, performance, cinema, fotografia, vídeo, etc.). Participam neste curso: Madalena Vitorino, Maria Vlachou, Mafalda Milhões, Natália Luiza, Pedro Penim, João Maria André, Bruno Humberto, Rui Simões, Natália Luiza, Giacomo Scalisi e António Pinto Ribeiro e Pauliana Valente Pimentel.

O curso é uma iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Câmara Municipal da Lourinhã, através dos Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII´s).

“Numa simbiose entre seminários e módulos, a iniciativa propõe estimular o diálogo e a troca de experiências entre os vários profissionais dedicados à pedagogia, arte e cultura, numa reflexão conjunta de como as mesmas podem instigar a interculturalidade. Ao longo do curso serão destacadas várias áreas artísticas, bem como as múltiplas abordagens na estimulação das relações interculturais. (…) O objetivo é acolher participantes de diferentes áreas que reconheçam a interculturalidade como um pressuposto para um Mundo mais prazeroso e completo.”  (Fonte: site CMLourinhã)

Realiza-se em Torres Vedras até ao final de Novembro. As inscrições já fecharam, mas para qualquer informação contacte as coordenadoras: Mafalda Teixeira (mafalda.teixeira@cm-lourinha.pt) ou Elsa Neto (elsaneto@cm-tvedras.pt).

Programa do curso aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *