Sobre mim

Ana Alexandra Rodrigues Carvalho

Comecei a escrever neste blogue em 2006. É um projecto pessoal e independente. Aqui escrevo sobre museus e museologia em Portugal (entrevistas, conferências, trabalhos académicos, publicações e outros). É fruto do meu percurso e interesse pelos museus e pela Museologia.

Terminei em 2015 o doutoramento em Museologia na Universidade de Évora, com a tese “Diversidade Cultural e Museus no Séc. XXI: O Emergir de Novos Paradigmas”. Da minha tese de mestrado resultou a publicação “Os Museus e o Património Cultural Imaterial: Estratégias para o Desenvolvimento de Boas Práticas” (Edições Colibri e Universidade de Évora, 2011). E da tese de doutoramento resultou o livro “Museus e Diversidade Cultural: Da Representação aos públicos” (2016), uma edição da Direção-Geral do Património Cultural em parceria com a Caleidoscópio. Coordenei a publicação digital “Participação: Partilhando a Responsabilidade” (Acesso Cultura, 2016). Colaboro como investigadora de pós-doutoramento no Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora e na Cátedra UNESCO em Património Imaterial. Sou coordenadora executiva da revista MIDAS – Museus e Estudos Interdisciplinares e editora do Boletim ICOM Portugal desde 2014. Tudo o que vou escrevendo está disponível em: https://uevora.academia.edu/AnaCarvalho

Marcos simbólicos: em 2009, este blogue recebeu o prémio APOM 2008 da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) na categoria de “Melhor Comunicação Online” (em aexquo com a museologia.porto) e, em 2010, o prémio APDASC para “Melhor Blog individual de animação sociocultural 2010”. Em 2014, a APOM voltou a distinguir o blogue com o prémio de melhor “Comunicação Online” pelo ciclo de entrevistas “Per(cursos) e Perspectivas da Museologia” (2013).

(actualizado a 15 de Julho de 2016)

Email: nomundodosmuseus@gmail.com

Créditos: Ana Carvalho

Edição do blogue: Ana Carvalho

2 comentários a “Sobre mim

1. Ana Carvalho Autor do artigo

A lista de links do blogue está a ser actualizada. No entanto, já é possível consultar algumas das categorias de links. Obrigada pelo comentário.
    Cumprimentos,
    Ana

2. Sofia Botelho

Cara Dra. Ana Carvalho,

Antes do mais os meus parabéns pelo trabalho que tem desenvolvido neste blog.
    Gostaria, no entanto, de saber o porquê de já não apresentar no lado direito da página os links que antes aqui apresentava.
    Foram deslocados para outro local no blog?

Muito obrigada,

Atentamente,