"Museum"- Lista de discussão na área dos Museus e Património

vatican-museum-escadarias.jpg

Damos as boas vindas à lista de discussão “Museum“, em português, por portugueses!

Já havíamos apresentado em link algumas listas de discussão destinadas aos profissionais de museus (H-Museum, Museum-L, Museum-Ed, etc.), e é com muito agradado que tivemos conhecimento de uma versão portuguesa destas listas.

Consideramos de grande pertinência a iniciativa, que saudamos, pois poderá ser uma ferramenta útil para promover o diálogo entre profissionais e a divulgação de actividades.

Divulgamos aqui um excerto do texto de apresentação da Lista “Museum”:

“Museum é uma lista de discussão de conteúdo (in)formativo, preferencialmente vocacionada para as áreas da Museologia e do Património Cultural, aberta a todos quantos a ela queiram aderir. Basta, para isso, acederem ao sítio e procederem à sua inscrição.”

“Serão, por isso, bem-vindas todas as informações que visem a criação de uma comunidade de interesses em torno da Museologia e da divulgação, defesa e valorização do património cultural

“Museum, apesar da sua ‘naturalidade’ portuguesa, não enjeita – antes preconiza! – uma dimensão internacional, no mais amplo clima de globalização em que vivemos. Nesse sentido, acolherá de boa vontade informações veiculadas por listas suas congéneres e verá com agrado as suas informações (devidamente referenciada a origem) divulgadas por outras listas, salvaguardando-se sempre o que a lei estipular em termos de direitos de autor, nos casos aplicáveis.”

“Criada no seio do Centro de Informática da Universidade de Coimbra, Museum tem como responsáveis: o Engº Sá Marta (do Centro de Informática da Universidade de Coimbra), o Doutor José d’Encarnação (docente de Museologia), a Dra. Graça Araújo (doutoranda em Museologia e Património Cultural) e o Dr. Carlos Oliveira (mestrando em Museologia e Património Cultural).”

Inscrição

Uma boa iniciativa!
Nós já nos inscrevemos!


2 thoughts on “"Museum"- Lista de discussão na área dos Museus e Património

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.