IX jornadas do ICOM "Museus e Memória", 28 Março

No próximo dia 28 de Março (segunda-feira) terá lugar mais uma edição das jornadas da Comissão Nacional do ICOM, a realizar-se no Museu das Comunicações (Lisboa). Este ano o tema é “Museus e Memória: os objectos contam a vossa história”, uma vez que este é também o tema escolhido pelo ICOM para celebrar o Dia Internacional dos Museus em 2011.

Na sua maioria os conferencistas são já conhecidos entre a comunidade museológica. Jack Lohman, director do Museu de Londres será provavelmente o elemento surpresa deste encontro.

Conheça melhor o Programa

A entrada é livre, mas sujeita ao limite da sala.

Informações e inscrições: info@icom-portugal.org
http://www.icom-portugal.org/

Sobre o tema:

Dia Internacional dos Museus, criado em 1977, visa sensibilizar os públicos sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. Em 2010 participaram na sua comemoração perto de 30 000 museus, através de iniciativas realizadas em mais de 95 países. Para 2011, o ICOM propõe o tema Museu e Memória: os objectos contam a vossa história.

Nos museus, os objectos retêm, activam e transmitem memórias, enquanto expressão do património natural e cultural Implicando um vasto universo de entidades culturais, a memória requer um entendimento holístico e a comunidade museológica deve desenvolver projectos comuns ou em articulação com outras instituições que se ocupam da memória colectiva.

A temática Museu e Memória pode ser abordada sob diferentes vertentes, tais como: a conservação e o acesso aos acervos dos museus; a história dos museus e o tema do museu; a memória esquecida e memória, continuidade e identidade. É este o sentido das jornadas do ICOM Portugal em 2011.

(site ICOM-PT)


1 thought on “IX jornadas do ICOM "Museus e Memória", 28 Março

  1. evacira coraspe

    Por favor, gostei destas informações e como simpatizane desta causa,
    desejo receber informações em meu email acima.
    abraços.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.