Foi no concelho de Mora, muito perto da pequena localidade de Brotas que nos deixámos arrebatar pela imponência da Torre das Águias. O caminho que percorremos até ali não fazia adivinhar o que iríamos encontrar. Um caminho de terra batida que parecia não tolerar quaisquer visitantes deixa finalmente vislumbrar uma torre que parecia não ser daquele lugar. Pois bem, trata-se da Torre das Águias, edifício classificado como monumento nacional desde 1910, vetado ao abandono junto com o casario anexo. Faz parte da herdade das Águias, propriedade privada.
Possivelmente datável do séc. XVI , esta torre pertencia a um antigo solar fortificado e constitui um exemplo típico da arquitectura senhorial do Alto Alentejo.
Perante o peso da história deste edifício e da sua exemplaridade arquitectónica, interrogamo-nos perante esta situação, como podemos deixar isto acontecer ao nosso património?
Em baixo, algumas imagens recentes do estado calamitoso em que se encontra a Torre das Águias e toda a sua envolvência.
[slideshow 72057594048903241]
©Ana Carvalho, Agosto 2007
Mais informações:
http://www.ippar.pt
http://www.monumentos.pt/
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Ana Carvalho (3 de Setembro de 2007). SOS PATRIMÓNIO: "Torre das Águias" No Mundo dos Museus. Recuperado em 13 de Novembro de 2024 de https://doi.org/10.58079/scyg
De facto …
Saudações
Bom regresso ao ” Mundo dos museus “