Paula Rego
Three Blind Mice, 1990
Gravura, água forte, 21 x 22 cm
© Direitos de Autor Paula Rego/Malborough Gallery, NY
Paula Rego irá apresentar o tríptico “Vanitas” (2006), uma das suas últimas obras, no próximo dia 11 de Janeiro no Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão.
Esta obra foi encomendada à pintora no âmbito da comemoração do 50.º aniversário da Fundação Calouste Gulbenkian e inspira-se num conto de Almeida Faria, “Vanitas, 51 Avenue d’Iéna”. O conto vai ser apresentado no mesmo evento, pelo cineasta e encenador Jorge Silva Melo.
Fonte: Diário Digital, 04/01/2007
Paula Rego (n. 1935)
Pintora de naturalidade portuguesa que mais tarde adoptou a nacionalidade inglesa. Entre 1952 e 1956 estudou na Slade School of Fine Art. De 1957 a 1963 viveu em Portugal e até 1975 dividiu o seu tempo entre este país e Inglaterra.
Foi inicialmente aclamada pelo público português através das suas pinturas semi-abstractas que por vezes incluíam colagens de elementos retirados dos seus próprios desenhos. As suas influências incluem trabalhos de Dubuffet, Picasso, Walt Disney, Gilray e ilustrações de caricaturistas que via nas revistas.
Em 1976 vai para Londres e nos finais desta década põe de parte a colagem para se dedicar sobretudo ao desenho em acrílico sobre papel. Usando um estilo essencialmente gráfico reminiscente das histórias de banda desenhada, Paula Rego continuou a produzir trabalhos figurativos que consistiam mais em narrativas espontâneas do que em ilustrações para textos literários. As suas personagens tomam geralmente a forma de animais para produzir o efeito satírico que a artista pretende.
Em 1986 concentra-se num idioma mais naturalista com figuras fortemente modeladas e uma fonte de luz bastante consistente. Estas representações de dramas humanos com uma forte carga psicológica, essencialmente baseadas em memórias da sua infância, deram-lhe um lugar de destaque na arte do século XX.
Em 1989, o seu maior quadro até então foi comprado pela Tate Gallery em Londres.
In Colecção Berardo – Arte Moderna
Para saber mais sobre a biografia e obra de Paula Rego, veja no site do CAMJAP
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Ana Carvalho (5 de Janeiro de 2007). Tríptico de Paula Rego no CAMJAP. No Mundo dos Museus. Recuperado em 25 de Março de 2025 de https://doi.org/10.58079/scub