A abertura do centro de interpretação da Batalha de Aljubarrota está prevista para 11 de Outubro.
Desde que em 2002 se iniciou o processo de recuperação e valorização do campo de São Jorge, a Fundação Batalha de Aljubarrota verificou que o elemento decisivo para o sucesso da salvaguarda deste património era a criação de um Centro de Interpretação que apresentasse a Batalha de Aljubarrota ao público de uma forma rigorosa, instrutiva e cativante. Foi assim possível, através do diálogo com os Ministérios da Cultura e da Defesa Nacional, transformar o antigo Museu Militar no Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA): um projecto inovador que, tirando partido das novas tecnologia, relança este conjunto patrimonial e a vivência que podemos ter dele. (in site Fundação Batalha de Aljubarrota)
“Isabel Athayde Cordeiro, assessora de imprensa da Fundação Batalha de Aljubarrota (FBA), explicou que «o investimento total ronda os dez milhões de euros», num projecto iniciado por vários mecenas privados como o empresário António Champalimaud, o Banco Espírito Santo e a Fundação Calouste Gulbenkian.” (in Diário IOL)
“O Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota é um projecto que inclui a remodelação quase total do antigo Museu Militar de São Jorge, instalado no Campo de São Jorge, onde se travou a Batalha de Aljubarrota, entre portugueses e castelhanos, em 14 de Agosto de 1385.”
(in Diário IOL)
—————————–
O Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota está localizado na povoação de São Jorge, freguesia de Calvaria de Cima, concelho de Porto de Mós, distrito de Leiria.
Morada: Av. D. Nuno Álvares Pereira, nº 120, São Jorge.
2480-062 Calvaria de Cima
Mais informações:
http://www.fundacao-aljubarrota.pt/
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Ana Carvalho (3 de Outubro de 2008). Centro Interpretação Aljubarrota. No Mundo dos Museus. Recuperado em 21 de Setembro de 2024 de https://doi.org/10.58079/sd5u