(Foto daqui)
Casa-Museu Carlos Relvas
Rua D. Manuel I, Golegã
A Casa-Museu Carlos Relvas foi construída de raiz como laboratório de fotografia, na segunda metade do século XIX, o que a torna num património singular. É Património classificado desde 1996.
Carlos Relvas dedicou-se à fotografia como amador. Os seus trabalhos fotográficos tornaram-se bem conhecidos e muito apreciados, e em pouco tempo Carlos Relvas ficou considerado o primeiro fotógrafo amador do país.
O processo de recuperação do edifício começou em 1998. As obras de restauro terminaram em 2003 e custaram 2 milhões de euros. Entretanto, o município encetou diversos contactos com o IPM e com o IPPAR para avançar com o projecto de musealização, que só receberam luz verde em 2005, através do Programa Operacional da Cultura.
A Casa-Museu vai integrar uma vertente multimédia com o objectivo de dinamizar as visitas do público ao espaço. Além disso, a autarquia pretende criar um Banco de Fotografia do Ribatejo ou “mesmo de todo o país”, diz o presidente da autarquia, reunindo toda a memória fotográfica existente.
A abertura da Casa-Museu Carlos Relvas ao público está agendada para 31 de Março, data em Câmara Municipal da Golegã deverá anunciar a sua candidatura a Património Mundial.
Fonte: O Mirante, 25/01/2006
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Ana Carvalho (29 de Janeiro de 2007). Casa-Museu Carlos Relvas abre ao público. No Mundo dos Museus. Recuperado em 15 de Janeiro de 2025 de https://doi.org/10.58079/scuv
Caro Faustino,
Tem toda a razão. Vou alterar esta situação.
Agradeço imenso o seu comentário.
Os melhores cumprimentos,
Ana Carvalho
Uma vez que usa habitualmente a notícia de copyright nos textos que escreve, e cita as fontes de textos alheios, teria sido simpático referir a autoria da foto usada aqui…
Cumprimentos