Reflexão sobre a internet e o seu efeito…

Divulgamos aqui um video intitulado “Web 2.0 … The Machine is Us/ing Us”. O video foi realizado por Michael Wesch, um antropólogo da “Kansas State University”.

O video merece a nossa atenção. Mais do que questões técnicas, apresenta de forma rápida (menos de 5 min.) um resumo sucinto sobre a internet e o seu efeito no produção do conhecimento e o seu impacto.

Uma reflexão na qual se devem incluir, em nosso entender, os museus tendo em conta as apropriações que faz das novas tecnologias, pelo que importa compreender este fenómeno.

Veja:

“Web 2.0 … The Machine is Us/ing Us”

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=6gmP4nk0EOE&eurl=]

Fonte: blog “fresh + new


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Ana Carvalho (14 de Fevereiro de 2007). Reflexão sobre a internet e o seu efeito… No Mundo dos Museus. Recuperado em 19 de Março de 2025 de https://doi.org/10.58079/scv8


4 thoughts on “Reflexão sobre a internet e o seu efeito…

  1. Catarina Godinho

    Olá Ana. Tudo bem contigo? Passei por aqui (de vez em quando venho fazer uma visita), e deixa-me que te diga que estás de parabéns, este blog está muito interessante.

    Gostei de ver o vídeo, acheio um tanto ou quanto polémico e concordo contigo. A Web 2.0 coloca-nos perante possibilidades que eram, até há bem pouco tempo,episódios de ficção científica :) Existe imensa informação que está constantemente a ser actualizada, sem que para isso seja necessário a existência de um técnico de informática.

    Qualquer um pode facilmente ter acesso, publicar e, não nos podemos esquecer, monitorizar assuntos e actividades de terceiros através de feeds, de web reports, serviços de clipping e de muitas outras ferramentas gratuitas que existem actualmente à disposição de qualquer pessoa. E já nem é preciso ter muitos conhecimentos técnicos para as utilizar, os interfaces são cada vez mais intuitivos.

    Não me parece que seja mau nem bom, mas apenas uma realidade com que a nossa geração terá que aprender viver criando processos de selecção de qualidade de conteúdo e de protecção de privacidade, para que seja possível usufruir de forma positiva do acesso à cultura e informação.

    Acho que já me alonguei um pouco no comentário ;)

    Beijinhos para ti.

    Catarina

    Responder
  2. Ana Carvalho

    Cara Susana,
    Há sempre uma carga de subjectvidade e de imparcialidade nestas coisas, mas cumpre o seu papel quando nos faz pensar no assunto do conhecimento e a sua relação com a internet.
    Saudações,
    Ana Carvalho

    Responder
  3. Susana D.

    Cara Ana Carvalho,

    mais uma vez apreciei muito este post. Muito interessante para a promoção do debate sobre informação, conhecimento e qualidade do que é passado pela web.
    No entanto, devo confessar-lhe que acho o video um tanto quanto polémico dada a propaganda que faz.
    Que lhe parece?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.