Museus e Património… em Família

O Ministério da Cultura quer atrair as famílias aos museus e monumentos nacionais aos domingos de manhã. A iniciativa, apresentada ontem aos jornalistas no Museu do Teatro, em Lisboa, pela secretária de Estado da Cultura, Paula Santos, chama-se Domingos das 10 às 13.

Museus e Património… em Família, e arranca já no próximo domingo, dia 22, com um atelier de douramento no Museu Nacional dos Coches, no qual adultos e crianças poderão aprender como se trabalha a talha dourada.

Cada domingo, até 13 de Dezembro, as famílias poderão deslocar-se a um entre dezenas de museus e monumentos – a iniciativa é articulada entre o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) e o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar) -, onde encontrarão uma proposta ligada às respectivas exposições, desde um peddy-paper para descobrir animais no Museu Nacional do Azulejo, até uma visita a um núcleo de arte rupestre e a uma quinta vinhateira no Parque Arqueológico do Vale do Côa.

Para pôr em prática este programa, algumas das instituições estão a utilizar os seus serviços educativos, mas o objectivo é abrirem-se a propostas de agentes culturais que tenham ideias de animação destes espaços com programas dirigidos a famílias.

A informação está disponível nos sites www.igespar.pt e www.imcip.pt.

in Publico
20.03.2009, Alexandra Prado Coelho

———–

Fonte: Lista de discussão Museum


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.