Reabertura do Museu Municipal de Penafiel

Divulga-se a reabertura ao público do Museu Municipal de Penafiel, desde o dia 25 de Março, agora sito nas novas instalações da Rua do Paço, e com horário alargado, de terça a Domingo, das 10h00 às 18h00.

Instalado no palácio setecentista dos Pereira do Lago, antigo Colégio do Carmo e posteriormente Liceu de Penafiel, o Museu Municipal, integrado na RPM desde 2003, ocupa agora um espaço ímpar, com mais de 6.000m2, bem no centro histórico e comercial da cidade.

Com a qualidade do traço do mestre Fernando Távora e de José Bernardo Távora, arquitectos responsáveis pelo projecto do novo espaço museológico, forjado há já mais de uma década, este renovado museu promete surpreender pela dimensão e beleza do edifício, mas também pela inovação dos conteúdos museográficos.

Com um discurso claramente moderno e arrojado, a produção da nova Exposição Permanente esteve a cargo da Cariátides, produção de projectos e eventos culturais Lda, sendo o layout da autoria do conhecido designer Francisco Providência. A selecção do espólio a expôr e a produção dos conteúdos foi da responsabilidade das técnicas do Museu, tendo-se procurado uma dinâmica expositiva que permitisse a existência de vários níveis de informação disponível, por forma a abranger diversos tipos de público e faixas estárias.

Assim, ao longo das 5 salas que constituem a Exposição Permanente, designadas Da Identidade, Do Território, Da Arqueologia, Dos Ofícios e, finalmente, Da Terra e da Água, o visitante é convidado a descobrir 5 ambientes diferentes, transportando-se através do som e da imagem para outros tempos e outras paragens. Toda a exposição se caracteriza pela inovação dos suportes, alguns dos quais são eles próprios peças artísticas, mas sobretudo pelos recursos multimédia utilizados, pelos elementos tecnológicos interactivos e pelas cenografias recriadas.

O Museu dispõe ainda de uma sexta sala destinada a Exposições Temporárias, abrindo ao público com uma mostra inaugural comissariada por José Bernardo Távora, com fotografia de Luís Ferreira Alves, integralmente dedicada ao projecto de arquitectura.

M.J. Santos

————

Fonte: Lista de discussão Museum


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.