Tese: "O turismo e os museus nas estratégias e nas práticas de desenvolvimento territorial"

O turismo e os museus nas estratégias e nas práticas de desenvolvimento territorial
Autor: Fernando João de Matos Moreira
Instituição: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Tese de doutoramento
Ano: 2008

Resumo: O objecto de estudo definido para este trabalho é estruturado pelas relações triangulares estabelecidas ao longo dos eixos do tempo e do espaço entre desenvolvimento territorial, turismo e museus. A problematização da geometria dessas relações levou ao estabelecimento de um conjunto limitado de hipóteses de partida, as quais serviram de fio condutor ao desenvolvimento da pesquisa. Duas hipóteses principais, embora de alcance diferenciado, foram definidas: a) Num plano mais geral – As orientações e as dinâmicas do desenvolvimento territorial (nas suas vertentes económicas, políticas, sociais e culturais) têm uma correspondência evidente nas transformações verificadas no âmbito do turismo e dos museus, quer em termos conceptuais, quer ao nível das práticas. b) Num plano mais específico – Os museus podem contribuir para a definição de um novo modelo de desenvolvimento turístico com fortes implicações ao nível da coesão territorial e social. No sentido de melhor operacionalizar as hipóteses de partida, as mesmas foram traduzidas num conjunto de questões que lhes estão intimamente associadas. Destas salientamos: i) Quais as relações entre desenvolvimento, turismo e museus? No plano teórico? Nas práticas? Ao longo do período analisado? Nas várias escalas de análise consideradas? ii) Qual o papel específico dos museus no quadro de um novo modelo de desenvolvimento turístico susceptível de promover o progresso e o bem-estar das comunidades locais (o seu desenvolvimento) numa perspectiva integrada? Neste quadro de referência, o trabalho foi organizado em três partes, a primeira, incidindo sobre a discussão do triângulo turismo, museus e desenvolvimento territorial em contextos teórico-conceptuais diferentes dos pontos de vista temporal e espacial; a segunda, incidindo sobre o estudo de caso tendo em mente testar, ao nível local e numa realidade concreta, a matriz teórica e conceptual entretanto estabelecidas; a terceira, incorporando uma junção das conclusões parciais obtidas anteriormente e uma avaliação das hipóteses colocadas inicialmente. Tendo por referência que o conceito de desenvolvimento tem experimentado alterações de monta ao longo do tempo, desde uma dimensão inicial fundamentalmente económica, até uma perspectiva holística de bem estar, que engloba as vertente sociais e da justiça societária, a liberdade de acção e de pensamento e a criatividade, definimos (…)

(in http://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/86)


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Ana Carvalho (29 de Julho de 2009). Tese: "O turismo e os museus nas estratégias e nas práticas de desenvolvimento territorial" No Mundo dos Museus. Recuperado em 15 de Janeiro de 2025 de https://doi.org/10.58079/sd88


6 thoughts on “Tese: "O turismo e os museus nas estratégias e nas práticas de desenvolvimento territorial"

  1. Sandra Carina Pinto Sousa

    Gostaria apenas de agradecer pelo contributo que deixam numa área que me é tão cara… Parabéns!

    Responder
  2. Alexandra

    Bom dia,

    Não consegui perceber se é uma tese já discutida, se é o registo da tese ou o projecto de tese….

    Estou na revisão final da minha tese em Turismo e em Évora sobre: A valorização da experiência turística nos museus portugueses…se quiser contactar-me e trocar impressões deixo o meu mail ao dispor: marodrig@ualg.pt.

    Alexandra Rodrigues Gonçalves
    Professora Adjunta da Universidade do Algarve
    Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.