Abaixo-assinado contra o encerramento do Museu de Arte Popular

Tal como foi já referido anteriormente, no espaço ocupado pelo Museu de Arte Popular, o único pavilhão que resta da exposição de Mundo português (1940), será instalado um novo museu “O Mar da Língua” dedicado à Língua Potuguesa.

Contra a decisão de acabar com o Museu de Arte Popular (encerrado há cerca de 6 anos para obras) surgiu uma petição na internet, que designa esta medida como “um acto de barbárie”.

Consultámos o conteúdo da petição – http://www.petitiononline.com/MAP2006/petition.html e não ficámos muito esclarecidos.

A referida petição, além de parca nas explicações e argumentos, não traz uma reflexão aprofundada sobre o assunto. Queríamos saber mais sobre esta reivindicação, mas demos apenas com palavras em tom agressivo.

De qualquer forma, na petição salienta-se o facto do edifício em causa ser o único resquício da exposição de 1940 e ser em si mesmo um marco da cultura portuguesa. Por outro lado, pedem-se mais esclarecimentos sobre este projecto e sobre o destino das colecções do museu.

No Expresso levantou-se uma questão que para aqui transcrevemos e que em nosso entender é mais pertinente no contexto desta polémica: “até que ponto será sensato estabelecer a ligação entre o património linguístico da lusofonia e a herança do Estado Novo?”



Citar este post
Ana Carvalho (2006, 31 Outubro). Abaixo-assinado contra o encerramento do Museu de Arte Popular. No Mundo dos Museus. Recuperado em 22 de Maio de 2024, de https://doi.org/10.58079/sct2

3 thoughts on “Abaixo-assinado contra o encerramento do Museu de Arte Popular

  1. isabel victor

    Cara Ana Carvalho tenho passado por aqui e GOSTO ! Parece que os museus e museólogos estão rendidos à blogesfera e as possibilidades de informação e debate que ela abre ! Entretanto … convido-a a passar por um espaço bloguista que abri recentemente ( tipo diário de bordo da minha deriva museológica e afins ): Acabo de regressar das II Jornadas de Museologia no Museu da chapelaria. Foram excelentes ! Brevemente darei notícias deste acontecimento em : http://isabelvictor150.blogspot.com

    Responder
  2. Ana Carvalho

    Cara Isabel Victor, obrigada por dar a conhecer o seu blog. Não oconhecia mas vai passar a fazer parte da minha lista de blogs.Estas iniciativas são um sinal de que há necessidade de comunicar, dialogar e debater mais sobre museologia.AC

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.