Passeios guiados "SOS" Azulejo

PASSEIOS GUIADOS ‘SOS AZULEJO’
1º Passeio-7 Novembro, 15,30h.
Hospital de S. José, Lisboa
Visita guiada por José Meco

INSCRIÇÃO GRATUITA MAS OBRIGATÓRIA para telef 21 9844232 ou museu.pj@pj.pt – Boletim Inscrição

O ‘Projecto SOS Azulejo’ anunciou uma nova actividade: passeios guiados pelos maiores especialistas a locais com património azulejar português de particular interesse, locais esses por vezes pouco conhecidos e/ou não muito acessíveis, e/ou em risco.

Os passeios decorrerão num sábado de cada mês, às 15.30h. Datas e locais já confirmados:
– 7 de Novembro – Hospital de S. José
– 5 de Dezembro – Hospital de Sta Marta.

O 1º conjunto temático destes passeios é dedicado ao ‘Circuito dos Hospitais de Lisboa’. Seguir-se-ão em 2010 e ainda em Lisboa, o ‘Circuito de Palácios’, o ‘Circuito de Conventos’, e circuitos pelos Bairros Históricos, em datas a anunciar.

As visitas serão guiadas pelos maiores especialistas em azulejaria portuguesa, estando já confirmadas as participações de: Vítor Veríssimo Serrão, José Meco, Ana Paula Rebelo Correia, Rosário Salema de Carvalho e Susana Flor.

Para a feliz prossecução dos ‘Passeios SOS Azulejo’, o ‘Projecto SOS Azulejo’ agradece a colaboração das seguintes instituições:

– ‘Rede Temática de Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel Santos Simões’, Centro de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa;
– Unidades de Projecto dos Bairros Históricos, Câmara Municipal de Lisboa;
– Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central. EPE.


2 thoughts on “Passeios guiados "SOS" Azulejo

  1. aipereira

    Parabéns por esta excelente iniciativa. Só soube agora mas lá estarei para a vista a Sto. António dos capuchos. Este meritório projecto deveria ser alargado a Escolas, dentro das actividades circum escolares.
    O azulejo, na forma com existe em Portugal, é uma das marcas da nossa identidade cultural. Em Africa, Brasil, Goa ou Macau é a nossa cultura e a nossa forma de estar que acompanham os azulejos que por lá deixámos. Há que preservá-los a todo o custo e só se ama o que se conhece. Uma vez mais parabéns à nossa PJ e a todos os que contribuem para tão feliz e meritória iniciativa.

    Responder
  2. Maria José Ferreira

    Exmos Senhores,

    Foi com muita alegria e interesse que li a notícia do plano de se fazerem vistas guiadas a locais onde o azulejo é um dos aspectos relevantes.
    Mais feliz ainda sabendo que tão ilustres personalidades não guiarão e partilharão connosco esta PAIXÃO pelo azulejo e sua arte!
    Felicidades!

    Maria José Ferreira

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.