"No Mundo dos Museus" ganha prémio da APOM

No passado dia 27 de Novembro de 2009 “No Mundo dos Museus” foi distinguido com um prémio da APOM na categoria de “Melhor Comunicação On-Line”. A par com o nosso blogue também a rede social “museologia.porto” (http://museologiaporto.ning.com/), criada por Alice Semedo, mereceu o reconhecimento da APOM na mesma categoria. Queria por isso dar os parabéns a Alice Semedo e a todos quantos contribuem para o estímulo da divulgação e discussão sobre museologia nessa plataforma.

O reconhecimento da APOM para um blogue e uma rede social revela que se começa a olhar em redor, para usar as palavras de João Neto (Presidente da APOM), e sobretudo chama a atenção para o papel que a internet pode ter para o desenvolvimento da museologia. Os museus não podem deixar de acompanhar o que se passa no mundo e utilizar os instrumentos disponíveis que possam contribuir para captar novos públicos, que são cada vez mais exigentes. O que dizer quando um museu não aparece no google? A verdade é que para uma primeira aproximação a um museu (informações básicas, ex.: horário, localização, ect.) utilizamos a internet. Mas esta é apenas uma das questões. A utilização das novas tecnologias pelos museus ultrapassa muito a simples questão de ter representatividade na internet através de um site institucional. A verdade é que a internet 2.0 oferece inúmeras potencialidades aos museus para melhorar a sua comunicação e aproximar-se dos públicos.

Receber este prémio foi para mim muito importante. Afinal é o reconhecimento de um trabalho que comecei em 2006, fruto das minhas inquietudes e diante da fraca visibilidade da museologia na internet. Este tem sido um projecto pessoal no qual tenho dedicado muito tempo e empenho ao longo destes últimos três anos. Mas mais do que esta distinção que agora a APOM me atribui, têm sido muito importantes os comentários das pessoas que por aqui vão passando e que de certo modo me têm incentivado a continuar. A todas essas pessoas deixo um sentido agradecimento.

Sobre o papel dos blogues

Assistimos hoje a uma constante e rápida assimilação das novas tecnologias em muitos aspectos do nosso quotidiano, seja a nível profissional seja a nível pessoal. Referindo-me concretamente aos blogues, podemos dizer que estes representam actualmente uma ferramenta importante de comunicação. Os blogues permitem a criação de espaços virtuais onde pode ser colocado qualquer tipo de informação, de autogestão e acessível a qualquer pessoa. Face às potencialidades que esta ferramenta encerra, os museus e profissionais de museus podem encontrar aqui um instrumento de trabalho que pode, de certo modo, ajudar a melhorar a comunicação dos museus e a sua relação com o público, abrindo caminho para novas formas de estar do museu.

Os blogues são cada vez mais utilizados nas mais diversas áreas do conhecimento e com os mais diversos fins: disseminação de informação, difusão de actividades, investigação, divulgação de eventos, troca de experiências, locais de opinião, locais para comentários e debate, etc. (…) No caso dos museus, a sua utilização pode representar variadas potencialidades, tornando-se instrumentos viáveis para a implementação de políticas de comunicação de proximidade. Uma das vantagens é a gratuitidade do software. Num contexto economicamente agressivo para a sustentabilidade dos museus, que é o panorama nacional actual, e onde a maioria dos museus não dispõem de páginas na internet, a criação de espaços gratuitos parece-nos uma oportunidade que os museus não podem de modo algum menosprezar. ESta ferramenta possibilita, com toda a liberdade e rapidez, a disponibilização na internet de informação sobre os museus e respectivas actividades, recorrendo a poucos recursos, tanto humanos como financeiros e sem processos administrativos de maior. Por outro lado, permitem uma maior proximidade com os seus públicos, humanizando, de certo modo, a relação com o utilizador. Isto é, através da permissão de comentários, que possibilitam que o utilizador interaja deixando as suas opiniões e que por sua vez o museu responda, elimina-se de algum modo a distância formal de um e-mail. A facilidade de concepção, flexibilidade na sua construção, a autogestão e a rapidez de actualização dos conteúdos constituem mais algumas valências para a sua implementação pelos museus.

(Adaptado de CARVALHO, Ana – Os blogues como instrumentos de trabalho para a museologia. Informação ICOM.PT [Lisboa]. N.º 1 (2008), p. 3-7.)


3 thoughts on “"No Mundo dos Museus" ganha prémio da APOM

  1. Patrícia

    Bom dia!
    Gostei muito deste post e como estou actualmente a fazer uma tese sobre museus gostaria de saber onde se encontra mais informação sobre a importância dos blogues para os museus da autora Ana Carvalho. Obrigada!

    Responder
  2. Luís Filipe

    Já agora, poderia usar este espaço para publicitar os vencedores das várias categorias.
    E que tal corrigir a palavra “começei” na segunda linha do terceiro parágrafo do seu texto. Ou, ainda, “encourajado” na penúltima linha do mesmo parágrafo.
    Em todo o caso, aqui vão os meus Parabéns pelo prémio recebido.

    Cumprimentos
    Luís Filipe Silva

    Responder
  3. Filipa

    Muitos parabéns. E continue com o magnífico trabalho realizado até aqui.
    Cumprimentos.
    Filipa Fernandes

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.