Tese de Mestrado: "Casas-Museu em Portugal: Teoria e Prática"

Casas-Museu em Portugal: Teoria e Prática
Autor: António Ponte
Dissertação apresentada à Universidade de Letras do Porto
Ano: 2007. Tese defendida a 8 de Out. 2007
Nota: Júri constituído pelo Prof. Doutor Armando Coelho, Prof. Doutor João Carlos Brigola e pelo Prof. Doutor Rui Centeno.

Sobre a tese:

Nos últimos anos, tem-se assistido a uma forte expansão do tecido museológico português. De entre as muitas unidades museológicas criadas, as casas-museu assumem um papel fundamental, face ao seu número e função na salvaguarda do património nacional.

Esta dissertação procura dar resposta a diversas questões, contribuir para a dignificação destas estruturas museológicas, bem como para a criação de uma definição de Casa-Museu no âmbito da museologia portuguesa, para além de dar a conhecer as diferentes propostas de classificação tipológica existentes internacionalmente.

Depois de apresentados os pressupostos teóricos sobre esta temática expõe-se a realidade portuguesa no que concerne às Casas-Museu. Analisam-se aspectos fundamentais tais como a criação, fundador, colecções, estruturas físicas, assim como o desenvolvimento das diferentes acções museológicas.

O último capítulo apresenta a Casa de José Régio de Vila do Conde face ao pressuposto teórico apresentado na primeiro capítulo, o seu processo de intervenção e beneficiação e a criação do Centro de Documentação onde será possível desenvolver a acção cultural essencial à afirmação destas unidades museológicas na comunidade.

(Fonte: http://antonioponte.wordpress.com/tese/)


1 thought on “Tese de Mestrado: "Casas-Museu em Portugal: Teoria e Prática"

  1. Pingback: Tese de Mestrado: “Casas-Museu em Portugal: Teoria e Prática” « No … – casas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.