A Tate Modern (Londres) lançou recentemente o projecto Tate Tracks. Verdadeiramente inspirador, trata-se de trazer a música para dentro do museu!
Músicos da actualidade foram convidados a selecionar uma obra da colecção do museu, inspirando-se para criar uma música específica para o efeito. Cada uma dessas músicas é apresentada junto da obra em que foi inspirada e o público poderá ouvi-la através de headphones.
Durante 1 mês a música só estará disponível ao público nas galerias do museu, mas posteriormente estará disponível no site do museu.
Entre Setembro e Abril de 2007, no primeiro dia de cada mês, serão apresentadas ao público novas músicas.
Coube aos The Chemical Brothers dar incío a esta iniciativa. A escolha recaíu sobre a obra Torso in Metal from ‘The Rock Drill’ de Jacob Epstein.
Fonte: Tate Modern
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Ana Carvalho (13 de Setembro de 2006). Tate Modern: arte inspira arte. No Mundo dos Museus. Recuperado em 21 de Abril de 2025 de https://doi.org/10.58079/scrt
Sem dúvida!Esta é uma forma de aliar a arte à música de uma forma descontraída e ao mesmo tempo conquistando novos públicos.Uma boa desculpa para visitar a Tate todos os meses (para os britânicos, claro)e ter uma experiência sempre diferente de cada vez.Nós por cá, podemos sempre aceder pela internet.
Ora aí está uma ideia muito gira e muito boa para atrair outros públicos.