Sobre o seminário: "Normalização em Museus: O quê?!"


Museu da Ciência da Universidade de Lisboa
Auditório Manuel de Valadares, 4 Março 2010
©Ana Carvalho

“Normalização em Museus: O quê?!” foi o tema do seminário de cultura material, organizado pelo Museu de Ciência da Universidade de Lisboa e que se realizou ontem (4 de Março de 2009) no Museu da Ciência da Universidade de Lisboa.

A comunicação de Alexandre Matos, que pontuou pelo profissionalismo, como já vem sendo habitual, deu-nos a conhecer um pouco mais sobre o seu projecto de investigação de doutoramento (bolseiro da FCT).

O tema da comunicação centrava-se no papel da normalização nos museus e sobre como este tema tem vindo a ser tratado em Portugal. Apresentou-nos o estado da arte sobre esta questão, comparando com outros casos, nomeadamente o espanhol e o inglês. Por outro lado, chamou-nos a atenção para a forma como deve ser encarada esta questão, sublinhando três importantes eixos da normalização: Estruturas de dados, Procedimentos e Terminologia, áreas que devem ser entendidas em estrita colaboração e comunicação.

Sublinhada a importância e a necessidade de se reflectir mais em Portugal sobre estas questões, Alexandre Matos irá aventurar-se por um projecto de normalização, que nos deixa expectantes quanto aos resultados, que certamente irão contribuir para uma compreensão mais alargada e para a evolução científica desta área em Portugal. No Mundo dos Museus deseja-lhe os maiores sucessos!

O Alexandre brindou-nos ainda com uma novidade. É que o blogue Mouseion (http://newmouseion.wordpress.com/) vai mudar de “casa”, isto é, vai migrar para um novo site que ele oportunamente divulgará.


1 comentário a “Sobre o seminário: "Normalização em Museus: O quê?!"

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.