Museus e Harmonia Social: Contribuir para o diálogo intercultural, interpretar e reflectir sobre a sociedade e as suas mudanças
Ao adoptar como temática das suas Jornadas anuais o mesmo tema do ICOM Internacional, tanto para comemorar o Dia Internacional dos Museus 2010, como para a sua conferência trienal, que se realizará em Novembro em Xangai, o ICOM-PT pretende contribuir para a reflexão e a discussão de ideias sobre o papel dos museus e dos seus profissionais face aos problemas da sociedade e do tempo em que vivemos.
Além dos conceitos de museu e de património, também os conceitos de cultura, identidade, território, comunidade e desenvolvimento, entre outros, passaram a integrar o vocabulário de referência dos museus e as abordagens das instituições que os tutelam. Mas nem sempre são coincidentes as acepções pressupostas e, principalmente, as fundamentações que sustentam a sua aplicação, nem os objectivos a atingir e respectivos efeitos na sociedade e na vida das comunidades e das pessoas, a que os museus prestam serviço público.
Com intervenções de HUGUES DE VARINE, CLARA CAMACHO, ALICE SEMEDO, ALBERTO MELO E MARIA JOÃO LANÇA.
Entrada livre mas de inscrição obrigatória (limitada à capacidade da sala).
Preencha e envie o Formulário de Inscrição para info@icom-portugal.org até ao dia 22 de Março.
Serão passados certificados de presença.
Mais informações: info@icom-portugal.pt
Veja o programa em http://www.icom-portugal.org/
(Fonte: ICOM-PT)
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Ana Carvalho (8 de Março de 2010). VIII Jornadas ICOM-PT "Museus e Harmonia Social", 29 Março 2010. No Mundo dos Museus. Recuperado em 10 de Novembro de 2024 de https://doi.org/10.58079/sdc5
Senhores dirigentes do ICOM
Desde a época que fazia museologia em São Paulo, sentí um desejo imenso em ser sócia do ICOM para estar sempre bem informada.
Acabei de escrever um livro, que em breve será publicado.
Como proceder para concretizar esse sonho?
Um forte abraço da Ariadne.