Hugues de Varine

Para quem não conhece Hugues de Varine e a sua importância como museólogo de influência na museologia portuguesa ficam aqui algumas notas.

Hugues de Varine trabalhou de forma próxima com Georges-Henri Rivière, tendo-lhe sucedido em 1964 como director do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Esteve ligado a um grande conjunto de práticas museológicas marcadas pela intervenção comunitária onde se destaca, pela repercussão posterior, o Ecomuseu de “Le Creusot” (1971-75). Colaborou em intervenções de âmbito regional e local em França, Brasil, Canadá, Portugal, Suécia, Noruega e Espanha. A partir dos anos oitenta liderou e participou em iniciativas de intervenção social visando o desenvolvimento local.

A sua ligação a Portugal intensificou-se no período de 1982 e 1984, quando presidiu ao Instituto Franco-Português (IFP) em Lisboa. Contudo, a sua obra já era antes disso conhecida de alguns museólogos portugueses. No âmbito da museologia o acontecimento mais significativo, durante a sua permanência no país, foi a “Semana de Reflexão sobre Museus e Património Cultural Regional”, organizada pelo Instituto Português do Património Cultural (IPPC) e pelo IFP. Em grande medida, a influência que Hugues de Varine teve na museologia local portuguesa fez-se sentir muito através de contactos estabelecidos com os museólogos responsáveis por projectos emergentes e intercâmbios entre França e Portugal, assim como o apoio a diversas visitas de estudo que profissionais portugueses fizeram a vários museus e ecomuseus franceses, tal como a visita da APOM a museus da Bretanha e o apoio à organização do “Atelier Internacional Nova Museologia – Museus Locais, em Lisboa (1985).

Mais recentemente, Hugues de Varine tem vindo a Portugal para participar em diversos encontros, entre as quais destacamos “Ecomuseus que perspectivas, em Portugal, na Europa” (Seixal, 2004) e “Núcleos museológicos: que sustentabilidade?” (Faro, 2008).

(Adaptado de CAMACHO, Clara – “Renovação museológica e génese dos museus municipais da Área Metropolitana de Lisboa: 1974-90.” Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1999. Dissertação de Mestrado.)

No website dinamizado por Hugues de Varine “Comunidades e Desenvolvimento” pode encontrar artigos deste autor: http://www.interactions-online.com/


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Ana Carvalho (25 de Março de 2010). Hugues de Varine. No Mundo dos Museus. Recuperado em 20 de Março de 2025 de https://doi.org/10.58079/sdci


Um comentário em “Hugues de Varine

  1. Carine Maciel

    Olá,gostaria de saber a opinião de Hugues de Varine sobre as obras de revitalizaçao da praia de Sepetiba no Rio de Janeiro?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.