Tese de Mestrado "As Colecções de Arqueologia dos Museus da Região Autónoma da Madeira – uma proposta de abordagem Pedagógica dos acervos"

Defesa pública de tese, Universidade de Évora
26 de Março de 2010
©Ana Carvalho

As Colecções de Arqueologia dos Museus da Região Autónoma da Madeira – uma proposta de abordagem Pedagógica dos acervos
Autora: Isabel Paulina Sardinha de Gouveia
Orientação: João Carlos Pires Brigola, Elvio Duarte Martins Sousa
Dissertação apresentada à Universidade de Évora para obtenção do grau de Mestre em Museologia
Ano: 2010. Tese defendida a 26 de Abril de 2010

Nota: Júri constituído por Filipe Themudo Barata (Presidente), João Carlos Pires Brigola, Elvio Duarte Martins Sousa, Leonor Maria Pereira Rocha e Jorge Manuel Pestana de Oliveira.
Classificação: Muito bom

Resumo:

O presente estudo tem como propósito primordial o estudo dos acervos arqueológicos existentes nos museus da Região Autónoma da Madeira, numa perspectiva de análise didáctico – pedagógica.

Ao longo dos sete capítulos que formam esta dissertação, contextualizamos teórica e conceptualmente o nosso objecto de estudo, fazemos uma retrospectiva do panorama museológico regional, sintetizamos a actividade arqueológica na Madeira, analisamos o suporte legislativo determinante para a museologia regional e nacional, caracterizamos as unidade museológicas regionais detentoras de colecções de arqueologia, descrevemos de forma sumária os acervos arqueológicos dessas unidades, reflectimos sobre a vertente educativa dos museus.

Finalmente, e tendo presente a necessidade de contextualização para fins formativos e educativos dos acervos arqueológicos existentes nos museus, concebemos duas propostas de abordagem dos acervos arqueológicos do Parque Arqueológico do Museu Quinta das Cruzes e do Núcleo Museológico de Machico – O Espaço do Solar do Ribeirinho. Para o primeiro desenvolvemos um jogo virtual e para o segundo criamos um caderno de actividades didáctico – pedagógicas e um desdobrável.


2 thoughts on “Tese de Mestrado "As Colecções de Arqueologia dos Museus da Região Autónoma da Madeira – uma proposta de abordagem Pedagógica dos acervos"

    1. Ana Carvalho

      Poderá encontrar esta tese na Bibioteca da Universidade de Évora e na Biblioteca Nacional de Portugal. Tendo em conta que a tese foi defendida a semana passada, é possível que só possa estar disponível daqui a uns meses. Poderá também entrar em contacto com a autora da tese.
      Cumprimentos,
      Ana Carvalho

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.