Tese de Mestrado: "As Rotas Jacobeias em Portugal: Estudo e divulgação do caso alentejano. Proposta de Valorização – criação de um Museu Virtual e de um Centro de Interpretação"

As Rotas Jacobeias em Portugal: Estudo e divulgação do caso alentejano. Proposta de Valorização – criação de um Museu Virtual e de um Centro de Interpretação
Autora: Conceição da Cruz Pereira Norberto
Orientação: João Carlos Pires Brigola, Maria Antónia Marques Fialho Costa Conde
Dissertação apresentada à Universidade de Évora para obtenção do grau de Mestre em Museologia
Ano: 2010. Tese defendida a 26 de Abril de 2010

Nota: Júri constituído por Filipe Themudo Barata (Presidente), Maria Antónia Marques Fialho Costa Conde, João Carlos Pires Brigola, Ana Cardoso de Matos e António Camões Gouveia (arguente).
Classificação: Bom com distinção

Resumo: As peregrinações, entre elas a Santiago de Compostela, marcaram profundamente a sociedade europeia. Além das questões religiosas, os caminhos de Santiago originaram a criação de uma rede de infra-estruturas que permitiu o desenvolvimento de regiões e aglomerados urbanos. Para provar a importância desses caminhos no distrito de Évora partimos de uma abordagem aos testemunhos patrimoniais evocando S. Tiago (móveis e imóveis, materiais e imateriais), procurando, como objectivo da Dissertação de Mestrado, conceber um projecto para divulgação da informação recolhida. Assim, sabendo que a sociedade actual exige mais informação visual na compreensão do legado cultural, optámos pela criação de um Museu Virtual e de um Centro de Interpretação. Se os Museus Virtuais oferecem inúmeras possibilidades de acesso às manifestações culturais, possibilitando ainda a formação através de tecnologias aplicadas na educação, os Centros de Interpretação criam condições de acolhimento e visita adequadas, fornecendo informações essenciais na compreensão e valorização dos legados patrimoniais.



Citar este post
Ana Carvalho (2010, 30 Abril). Tese de Mestrado: "As Rotas Jacobeias em Portugal: Estudo e divulgação do caso alentejano. Proposta de Valorização – criação de um Museu Virtual e de um Centro de Interpretação" No Mundo dos Museus. Recuperado em 21 de Abril de 2024, de https://doi.org/10.58079/sdd8

3 thoughts on “Tese de Mestrado: "As Rotas Jacobeias em Portugal: Estudo e divulgação do caso alentejano. Proposta de Valorização – criação de um Museu Virtual e de um Centro de Interpretação"

  1. Clotildes Avellar

    Interesso-me muito pelo assunto.. Estou ttrabalhando numa pesquisa de criação de um museu virtual e gostaria de ter acesso á esta tese. O ue devo fazer?

    Responder
    1. Ana Carvalho

      Poderá encontrar esta tese na Bibioteca da Universidade de Évora e na Biblioteca Nacional de Portugal. Tendo em conta que a tese foi defendida a semana passada, é possível que só possa estar disponível daqui a uns meses. Poderá também entrar em contacto com a autora da tese.
      Cumprimentos,
      Ana Carvalho

      Responder
    2. Ana Carvalho

      Poderá encontrar esta tese na Bibioteca da Universidade de Évora e na Biblioteca Nacional de Portugal. Tendo em conta que a tese foi defendida a semana passada, é possível que só possa estar disponível daqui a uns meses. Poderá também entrar em contacto com a autora da tese.
      Cumprimentos,
      Ana Carvalho

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.