Simpósio “Patrimónios da Arrábida. Homenagem ao Botânico José Gomes Pedro”, 22 Maio 2010

O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal irá realizar o Simpósio “Patrimónios da Arrábida. Homenagem ao Botânico José Gomes Pedro”, cujo programa se anexa. Esta iniciativa tem como objectivo homenagear um investigador de renome internacional que muito contribuiu para o conhecimento da vegetação da Arrábida.
Cruzam-se os patrimónios natural e cultural (imaterial) arrabidinos, reforçando desta forma, conteúdos relevantes para a candidatura da Arrábida a Património Mundial em que a região está justamente empenhada.

Programa

22 de Maio

10.00H – Recepção dos participantes.
10.15H – Sessão de abertura com a participação de representantes do ICNB, ADS, AMRS e Câmaras Municipais de Setúbal, Palmela, Sesimbra e com conferência sobre a obra do homenageado por Antunes Dias (Biólogo e ex-Director das Reservas Naturais dos Estuários do Sado e Tejo).
11.45H – A vegetação da Arrábida, por Ana Isabel Correia (Bióloga do Departamento de Biologia Vegetal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)
13.00H – Almoço livre.
15.00H – Património paleontológico, por Carlos Marques da Silva (Paleontólogo do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).
16.00H – Intervalo para café.
16.45H – Arqueologia da Arrábida. Actualização da informação, por Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares (Arqueólogos do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal).

Local: Clube Setubalense (Av. Luisa Todi, 99 Setúbal)

23 de Maio
14.00H – Visita guiada à Fortaleza de Nossa Senhora da Arrábida – Museu Oceanográfico Luiz Saldanha (em viatura própria).
15.00H – O Parque Marinho Luiz Saldanha, por Miguel Henriques (Biólogo do Parque Natural da Arrábida).



Citar este post
Ana Carvalho (2010, 13 Maio). Simpósio “Patrimónios da Arrábida. Homenagem ao Botânico José Gomes Pedro”, 22 Maio 2010. No Mundo dos Museus. Recuperado em 15 de Junho de 2024, de https://doi.org/10.58079/sddf

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.