O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal irá realizar o Simpósio “Patrimónios da Arrábida. Homenagem ao Botânico José Gomes Pedro”, cujo programa se anexa. Esta iniciativa tem como objectivo homenagear um investigador de renome internacional que muito contribuiu para o conhecimento da vegetação da Arrábida.
Cruzam-se os patrimónios natural e cultural (imaterial) arrabidinos, reforçando desta forma, conteúdos relevantes para a candidatura da Arrábida a Património Mundial em que a região está justamente empenhada.Programa
22 de Maio
10.00H – Recepção dos participantes.
10.15H – Sessão de abertura com a participação de representantes do ICNB, ADS, AMRS e Câmaras Municipais de Setúbal, Palmela, Sesimbra e com conferência sobre a obra do homenageado por Antunes Dias (Biólogo e ex-Director das Reservas Naturais dos Estuários do Sado e Tejo).
11.45H – A vegetação da Arrábida, por Ana Isabel Correia (Bióloga do Departamento de Biologia Vegetal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)
13.00H – Almoço livre.
15.00H – Património paleontológico, por Carlos Marques da Silva (Paleontólogo do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).
16.00H – Intervalo para café.
16.45H – Arqueologia da Arrábida. Actualização da informação, por Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares (Arqueólogos do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal).Local: Clube Setubalense (Av. Luisa Todi, 99 Setúbal)
23 de Maio
14.00H – Visita guiada à Fortaleza de Nossa Senhora da Arrábida – Museu Oceanográfico Luiz Saldanha (em viatura própria).
15.00H – O Parque Marinho Luiz Saldanha, por Miguel Henriques (Biólogo do Parque Natural da Arrábida).
Simpósio “Patrimónios da Arrábida. Homenagem ao Botânico José Gomes Pedro”, 22 Maio 2010
Deixar uma resposta