Conferência Internacional: "Em nome das artes ou em nome dos públicos? Discursos, linguagens e dialectos, do mediador à mediação, em arte contemporânea"

Em Novembro, a Culturgest organzia uma conferência internacional com o seguinte título: “Em nome das artes ou em nome dos públicos? Discursos, linguagens e dialectos, do mediador à mediação, em arte contemporânea”.

Qua 17, Qui 18, Sex 19 de Novembro
Pequeno Auditório e Sala 6
Das 10h00 às 18h00 • 15 Euros
Requer inscrição prévia

Informações e inscrições:
Serviço Educativo
21 761 90 78
culturgest.servicoeducativo@cgd.pt

Mais informações:
http://www.culturgest.pt/actual/15-emnomedasartes.html

Sobre a conferência:

Que formas de relação com os públicos e que estratégias de mediação se configuram dentro dos museus e centros de arte contemporânea nos dias de hoje?
Públicos, artistas e mediadores revêem-se nessas estratégias de mediação?
Que novas formas de mediação desejamos para os espaços que apresentam arte contemporânea no século XXI?

Este ciclo de três dias de conferências dará voz a artistas, professores universitários, mediadores, curadores, assessores de serviços educativos e curadores pedagógicos de bienais e de eventos internacionais de arte contemporânea. Partindo dos seus discursos próprios, tentaremos analisar alguns dos paradoxos levantados pela apresentação pública da arte contemporânea.

Em que moldes se acompanha a acção do espectador sobre a recepção da arte contemporânea? A acção do espectador frente ao objecto artístico é descomprometida e livre ou pede a acção de um mediador? Será neutra a acção do mediador?

Necessitam os públicos da arte contemporânea de mediadores?
Na era da emancipação dos serviços educativos de museus e centros de arte não pretendemos discutir a sua implementação ou a sua importância, bem visível, a nível nacional e internacional mas antes discutir as problemáticas e os paradoxos que as práticas de mediação cultural vieram trazer.



Citar este post
Ana Carvalho (2010, 23 Setembro). Conferência Internacional: "Em nome das artes ou em nome dos públicos? Discursos, linguagens e dialectos, do mediador à mediação, em arte contemporânea" No Mundo dos Museus. Recuperado em 12 de Junho de 2024, de https://doi.org/10.58079/sdez

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.