Concurso para bolseiros de investigação no Museu da Ciência

Na próxima sexta-feira abre concurso (de 1 a 29 de Outubro) para dois bolseiros de investigação no âmbito de um projecto sobre a história dos gabinetes de física da Casa Real nos séculos XVIII e XIX. Esses gabinetes foram dispersos em diversos momentos e os instrumentos estão hoje espalhados por uma grande variedade de instituições, em Portugal e no Brasil.

O projecto está a ser desenvolvido desde 2006 e tem as suas origens na investigação sobre um núcleo de 53 instrumentos provenientes do Palácio Nacional da Ajuda que se encontram no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa.

Desde Março deste ano, o projecto é financiado pela FCT e chama-se ON THE INSTRUMENTS’ TRAIL (PTDC/HIS-HCT/098970/2008), ver página do CIUHCT em: http://ciuhct.com/index.php/en/research/227-no-trilho-dos-instrumentos-os-gabinetes-reais-de-filosofia-natural-em-portugal-seculos-xviii-xix.html

Como sublinha Marta Lourenço: “Precisamos de bolseiros com mestrado (980 euros), inteligentes, autónomos, com experiência de pesquisa em arquivos, formação em história da ciência e, para um deles, experiência de trabalho com colecções de instrumentos científicos.”

Uma bolsa é de 12 meses (prolongável por mais 12) e outra de 9 meses. Data de início: 1 de Janeiro de 2011.

Os bolseiros vão trabalhar directamente sob a orientação de Marta Lourenço, no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa.

Editais do concurso:

BI1 GabineteReal_Anuncio_FCT

BI2 GabineteReal_Anuncio_FCT


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Ana Carvalho (28 de Setembro de 2010). Concurso para bolseiros de investigação no Museu da Ciência. No Mundo dos Museus. Recuperado em 21 de Julho de 2024 de https://doi.org/10.58079/sdfi


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.