Sugestão de Leitura: "A Matéria do Património – Memórias e Identidades"

materia_do_patrimonio.jpg

A Matéria do Património – Memórias e Identidades
Coordenação de Manuel João ramos
Publicação: 2003, Edições Colibri-DepANT-ISCTE
Descrição Física: 94 p., 23×16 cm
ISBN: 972-772-439-6

Esta obra foi editada há já algum tempo, no entanto, apresentamo-la como sugestão de leitura devido à actualidade do tema. O estado português ainda não ratificou o documento da “Convenção para a Salvagurada do Património Cultural Imaterial” e o debate sobre esta temática talvez não seja ainda suficiente.
Veja o documento: Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial

Boas leituras e demoradas reflexões!

Disponível em: http://www.edi-colibri.pt

Sobre o Livro:

Há que estabelecer o «património imaterial» como matéria de reflexão, antes de tomarmos a decisão estratégica de discorrer sobre ele ou de pretender salvaguardá-lo. Esta intenção esteve na origem de um seminário dedicado à Matéria do Património, realizado na Sociedade de Geografia de Lisboa, em 22 de Novembro de 2002. A publicação das actas daquele encontro pretende suscitar uma discussão pública mais alargada sobre a temática, numa altura em que aguarda ratificação a Convenção Internacional para a Salvaguarda do Património Imaterial da Humanidade, aprovada em 22 de Outubro de 2003 pela UNESCO.

Fonte: Excerto retirado da contracapa do livro


2 thoughts on “Sugestão de Leitura: "A Matéria do Património – Memórias e Identidades"

  1. Ana Carvalho

    O assunto continua a estar na ordem dia apesar de já terem passado alguns anos da publicação destas actas. De facto, era importante colocar o património imaterial na ordem do dia, debater, dicutir.
    Saudações

    Responder
  2. Sertorius

    Já comecei a ler este livro (em fotocópia confesso) por duas vezes, mas outras coisas se metem pelo meio e nunca o acabo… Mas o assunto é interessante, tanto mais que o património imaterialem, Portugal, é o parente pobre (pobríssimo) de inventários, reflexões, ou classificações.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.