II Encontro de Museus de Portugal e Espanha

Nos próximos dias 18, 19 e 20 de Janeiro vai decorrer, em Braga, no Museu Regional de Arqueologia de D. Diogo de Sousa, o II Encontro de Museus de Portugal e Espanha, promovido pelo Instituto dos Museus e da Conservação em articulação com a Subdirección General de Museos Estatales.

Estas reuniões de trabalho bilaterais entre os dois países ibéricos, agora na sua segunda edição, têm por objectivo aprofundar as relações de trabalho existentes, quer a nível dos organismos de tutela dos museus nos respectivos países, quer entre museus de Portugal e Espanha, desenvolver estratégias de cooperação e de promoção do Património de ambas as partes e aprofundar o conhecimento do trabalho desenvolvido ao nível da investigação, inventário e divulgação em torno da museologia, nos dois países.

O programa estabelecido entre os parceiros envolvidos versará os seguintes temas: “Os museus na Sociedade virtual”, ”Museus na sociedade multicultural/Património imaterial” e “Qualificação de museus”.

A escolha destas temáticas espelha uma preocupação comum em desenvolver a acessibilidade dos museus com recurso às novas tecnologias, em integrar e promover as práticas culturais diferenciadas em ambas as sociedades e a necessidade de prosseguir a qualificação dos museus de forma a dotá-los de melhores condições de fruição e sustentabilidade.

Este II Encontro conta com a participação de quase uma centena de profissionais de museus provenientes de várias regiões dos dois países, cujas entidades museológicas em que exercem a sua actividade abarcam áreas de interesse patrimonial muito diversificadas, muitos dos quais têm em curso projectos de trabalho, em parceria.

O I Encontro decorreu em Janeiro de 2009, no Museu Nacional de Arte Romano, em Mérida e dele resultaram importantes conclusões para a orientação das políticas culturais de ambos os países.

Fonte: IMC



Citar este post
Ana Carvalho (2011, 14 Janeiro). II Encontro de Museus de Portugal e Espanha. No Mundo dos Museus. Recuperado em 18 de Maio de 2024, de https://doi.org/10.58079/sdhg

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.