Conferências no Museu de Arte Popular

Museu de Arte Popular, 2009

O Museu de Arte Popular organiza um ciclo de conferências intitulado “Memórias e Activações Patrimoniais. Da Política do Espírito às Activações Contemporâneas da Cultura Popular” que terá lugar nos próximos dias 20 e 21 de Janeiro. A entrada é livre.

O programa ainda não está disponível no site do museu (http://www.map.imc-ip.pt/pt/index.php), mas poderá encontrá-lo no site do IMC (http://www.ipmuseus.pt/pt-PT/Default.aspx)

Este I Ciclo de Conferências marca a vontade do MAP em constituir-se como um palco para o debate e a investigação. Nesse sentido, pretende-se que este I Ciclo de Conferências suscite a discussão sobre a política de exposições do Estado Novo, as opções estéticas no âmbito da arquitectura e das artes plásticas e a instrumentalização da etnografia artística que então sucederam.

Com este I Ciclo de Conferências, o Museu de Arte Popular expressa também a vontade em afirmar-se como centro cultural dinamizador das diferentes expressões da cultura popular portuguesa na contemporaneidade. Desse modo, o MAP pretende não apenas constituir-se como centro de investigação dessas expressões diversas, nomeadamente no que diz respeito às activações, institucionais e sociais do património, mas também como um lugar para a sua experimentação e fruição estética, rompendo velhas hierarquias entre centros e periferias culturais, geográficas e simbólicas.

(Fonte: http://www.map.imc-ip.pt/)


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Ana Carvalho (18 de Janeiro de 2011). Conferências no Museu de Arte Popular. No Mundo dos Museus. Recuperado em 13 de Julho de 2024 de https://doi.org/10.58079/sdhi


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.