S.O.S Património: Convento de Sto. António dos Capuchos

[slideshow]
Convento de Sto. António dos Capuchos, em Leiria
© Ana Carvalho, Jan. 2011

O convento de Sto. António dos Capuchos, em Leiria, encontra-se devoluto há muitos anos. Quando o visitei há mais de sete anos, havia alguma expectativa de que num futuro próximo se encontrasse uma solução para salvar este património da ruína. Todavia, foi com alguma angústia que voltei a encontrá-lo ainda mais degradado e arruinado. Fica, através deste “post”, uma chamada de atenção para a importância de salvaguardar um património que é de todos, que faz parte da nossa história.

O convento de Sto. António dos Capuchos foi um dos conventos erigidos sob a égide da Província da Arrábida. Os religiosos que habitavam estes conventos eram, de certo modo, franciscanos reformados. A casa-mãe dos vários conventos arrábidos contruídos ao longo do séc. XVI, XVII e XVIII é o convento de Santa Maria da Arrábida, proventura o mais emblemático. O convento de Leiria é fundado no séc. XVII por D. Pedro Vieira da Silva, que viria a ser Bispo de Leiria. É abandonado em 1834, com a extinção das ordens militares, tendo sido mais tarde ali criado um hospital militar. É hoje propriedade do Estado, afecto ao Ministério da Defesa Nacional.

Mais informações:
Ficha de Inventário da DGMN



Citar este post
Ana Carvalho (2011, 24 Janeiro). S.O.S Património: Convento de Sto. António dos Capuchos. No Mundo dos Museus. Recuperado em 28 de Fevereiro de 2024, de https://doi.org/10.58079/sdhm

2 thoughts on “S.O.S Património: Convento de Sto. António dos Capuchos

  1. Paulo Falcão Tavares

    Mais deprimente e a demoliç~ao de parte do Convento de S.Domingos de Abrantes, ver no facebook “salvem demoliçao Convento …” com dinheiros publicos!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.