A biblioteca pessoal de Calouste Gulbenkan passou a estar disponível para consulta na internet desde 19 de Abril, altura em que foi lançado o site http://bibliotecaparticular.gulbenkian.pt/
O projecto resulta de dois anos de trabalho de identificação, catalogação e recuperação dos cerca de três mil volumes que constituem a biblioteca pessoal do fundador e foi desenvolvido no âmbito das comemorações do cinquentenário da Fundação.
Calouste Gulbenkian reuniu ao longo da sua vida uma importante biblioteca actualmente dividida em dois grandes núcleos. O núcleo constituído pela colecção de manuscritos e obras impressas que ilustram a Arte do Livro no Oriente e no Ocidente, entre os séculos XIII e primeira metade do século XX, encontra-se integrado no acervo do Museu Gulbenkian. O outro núcleo, constituído por cerca de três mil títulos de publicações abrangendo os mais diversos domínios do conhecimento, encontra-se depositado no fundo documental da Biblioteca de Arte, tendo dado origem a muitas das secções temáticas – Pintura, Arquitectura, Desenho, Mobiliário, Cerâmica – da sua actual organização.
Este núcleo, agora disponibilizado para consulta, constitui um instrumento importante para a compreensão da personalidade, dos gostos e preferências estéticas do Fundador, revelando uma parte relativamente desconhecida do legado cujo acesso é reservado, por razões que se prendem com o seu inegável valor patrimonial.
Fonte: Mailing List F. C. Gulbenkian
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Ana Carvalho (25 de Abril de 2007). Biblioteca pessoal de Calouste Gulbenkian acessível na internet. No Mundo dos Museus. Recuperado em 19 de Março de 2025 de https://doi.org/10.58079/scws