ReCose – uma rede de profissionais no facebook

Trabalhar em rede é hoje palavra-chave no mundo dos museus. Prova disso é a criação de várias redes de museus, formais e informais (ex. Rede de Museus do Algarve, Mouseion) nos últimos anos. Não esquecendo também o papel da Rede Portuguesa de Museus (RPM) que ao longo da última década tem dado provas de que o trabalho em rede permite uma melhoria significativa dos museus. Tem-se notado também um maior interesse em debater este tema, sobretudo a partir das instituições que tutelam os museus, que vêem aqui uma oportunidade de optimizar recursos dadas as circunstâncias económicas com que nos debatemos. Como exemplos refira-se o “I Encontro de Museus do Alentejo” (21-22 Out. 2010), que tinha como objectivo implícito a criação de uma possível rede de museus para o Alentejo; e mais recentemente o seminário “Redes regionais de museus” (13 Abr. 2011), organizado pela Direcção Regional de Cultura do Centro.

A notícia que aqui gostaria de divulgar é a de criação de um outro tipo de rede, menos burocrática e administrativa como tendem a ser a maioria das redes. Trata-se de uma rede, ao que tudo indica de carácter informal que junta profissionais ligados aos serviços educativos dos museus (e não só), a partir das redes sociais. Chama-se Rede de Colaboradores de Serviços Educativos (ReCoSE) e está no facebook.

Sobre a rede:

“Pretende recoser a estrutura da nossa profissão! Só juntos podemos conseguir melhorar a nossa prática e as condições em que se pratica.
Se és colaborador de algum serviço educativo, seja ele qual for (por enquanto em Lisboa, mas temos como objectivo alargar a nível Nacional), junta-te a esta rede e sê Bem-vindo!”
(in http://pt-pt.facebook.com/people/Rede-Colaboradores-Servi%C3%A7os-Educativos/100002184060801)

Para se juntar ao grupo basta inscrever-se no facebook!

Esta era uma ideia que há algum tempo andava em maturação, ou seja a de juntar profissionais que trabalham na área da educação nos museus em benefíco desta actividade. O objectivo era já perceptível no âmbito de algumas conferências a que assisti. Refiro-me por exemplo à conferência sobre “Serviços educativos em espaços culturais“, que se realizou no Algarve (Janeiro 2010). Parece que a ideia materializou-se agora, usando como plataforma o facebook.

Os meus parabéns pela iniciativa e votos de um excelente trabalho!

Contacto de email da ReCose:
redecse@gmail.com



Citar este post
Ana Carvalho (2011, 20 Abril). ReCose – uma rede de profissionais no facebook. No Mundo dos Museus. Recuperado em 19 de Maio de 2024, de https://doi.org/10.58079/sdit

2 thoughts on “ReCose – uma rede de profissionais no facebook

  1. Pingback: Workshop: Uma rede de museus para o norte | No Mundo dos Museus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.