Dicionário de Historiadores Portugueses

Encontra-se disponível online o “Dicionário de Historiadores Portugueses: da fundação da Academia Real das Ciências ao final do Estado Novo (1779-1974)“.

Esta base de dados disponibiliza “informação útil aos investigadores e interessados pela história da história, dar a conhecer o pensamento dos historiadores que se destacaram até ao início do decénio de 1970 (alguns deles esquecidos) e traçar sínteses sobre a historiografia produzida em campos específicos do saber. O Dicionário de Historiadores Portugueses compreende diversos tipos de verbetes: biografias intelectuais; entradas temáticas; instituições a que os historiadores estiveram ligados; jornais e revistas.” (site do Dicionário…)

Este projecto é coordenado por Sérgio Campos Matos (FLUL- CHFLUL).

A base de dados ainda tem poucas entradas, trata-se de um projecto em curso, mas é certamente uma ferramenta importante para muitos investigadores.

Pode consultar a base de dados aqui:
http://dichp.bnportugal.pt/index.htm


1 thought on “Dicionário de Historiadores Portugueses

  1. Maria João Mota

    Museu de Aveiro publica livro infantil sobre a Princesa Joana no âmbito dos Serviços Educativos

    “Joana a Princesa que não queria ser Princesa!”, é uma história romanceada baseada em factos históricos, que conta a vida da Princesa desde a infância à sua vinda para o convento de Jesus, actual Museu de Aveiro.
    Com texto de Claudia Stattmiller e ilustração de Sónia Machado esta obra, é uma edição do Instituto dos Museus e da Conservação e estará disponível na loja do Museu e no circuito de livrarias.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.