Hoje: Seminário do Mestrado Museologia Universidade Nova

Hoje, sexta-feira (dia 2 de Dezembro) irá ter lugar um seminário de Programação Museológica/Mestrado de Museologia, entre as 18 e as 20 horas, na FCSH, Sala T5, Torre B (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa). Neste contexto, José Vale irá apresentar o tema: “Aristides de Sousa Mendes e a Casa do Passal – uma programação museológica em curso”

Esta apresentação, de âmbito museológico, versará sobre as linhas definidoras de um projecto cultural em torno da história e da memória de Aristides de Sousa Mendes e da valorização patrimonial do imóvel que foi sua residência em Cabanas de Viriato (a Casa do Passal, Concelho de Carregal do Sal) numa perspectiva teórica mas também na vertente mais prática do trabalho de campo. Serão igualmente abordadas as questões de criação e filiação metodológica de um programa museológico base, que viabilize a elaboração de um estudo prévio de arquitectura de reabilitação do referido imóvel e sua integração no projecto cultural. Os resultados que iremos partilhar decorrem de uma consultoria para a Fundação Aristides de Sousa Mendes, entidade promotora do projecto em estudo.

José Vale é museólogo e investigador do Instituto de História Contemporânea e do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL. É mestre em Museologia, licenciado em História e doutorando em História Contemporânea (FCSH-UNL).

No âmbito do mestrado em museologia, José Vale trabalhou sobre o Museu da Marinha. Veja mais aqui.


1 comentário a “Hoje: Seminário do Mestrado Museologia Universidade Nova

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.