Resoluções para 2012

Apesar da conjuntura actual é justo começar o ano com optimismo e vontade de fazer mais e melhor. Por isso, os meus desejos para 2012 no mundo dos museus são:

  • Vamos usar melhor os recursos de que dispomos e optimizá-los de modo a produzir melhores outputs. Serão talvez menos, mas não há razão para deixar de produzir/organizar/criar…O programa europeu de apoio à cultura, dizem, é um dos maiores de sempre (cf. Público, 21 Dez. 2011). Há que aproveitar todas as oportunidades!
  • Vamos publicar mais, aqui e lá fora (em papel ou em suporte digital). Existem muitas experiências de trabalho interessantes que precisam de ser dadas a conhecer. As conferências que se vão realizando vão dando conta da emergência de um grupo profissional que se vai definindo, que se vai autonomizando, que vai crescendo…
  • Vamos ajudar a construir uma política para os museus e para a cultura em geral. Existem muitas vozes que precisam de ser ouvidas. O novo modelo para a Secretaria de Estado da Cultura já foi formalmente apresentado através do Decreto-Lei n.º 126-A/2011 e por sua vez, está criada a já anunciada Direcção-Geral do Património Cultural (art. 28.º), donde resulta a fusão do IGESPAR e do IMC. A Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), tem por missão “assegurar a gestão, salvaguarda, valorização, conservação e restauro dos bens que integrem o património cultural imóvel, móvel e imaterial do País, bem como desenvolver e executar a política museológica nacional” (art. 28.º, ponto 1). Tendo em conta este novo enquadramento, é tempo de reequacionar a política seguida nos últimos dois anos e pensar uma estratégia concertada para o futuro com todos os actores envolvidos. Sem visão e estratégia não se vai longe…
  • Vamos trabalhar em rede. Esta foi palavra de ordem em 2011. Que seja uma realidade em 2012!
  • Vamos trabalhar com equipas interdisciplinares. Isto tem feito parte do discurso, mas na prática…
  • Vamos usar mais os recursos da internet. Há muitas ferramentas disponíveis, mas pouco uso das mesmas por parte dos profissionais de museus…
  • Vamos trazer mais gente aos nossos museus!Temos bons equipamentos, temos óptimas colecções, temos excelentes profissionais. Existem muitas razões para que uma experiência no museu seja marcante e enriquecedora na vida das pessoas.

Bom trabalho a todos!
Ana Carvalho


1 thought on “Resoluções para 2012

  1. Ana Paula Gaspar

    Olá Ana Carvalho, que excelentes votos. Apesar de estar no Brasil, acho que muitos nos servem. Para mim que atuo no Museu das Minas e do Metal de BH e no Mutz, em especial, o que incentiva o uso das novas mídias pelos profissionais de museus. Avante!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.