Lançamento de livros sobre património na Universidade de Évora

A conferência internacional Local Vocabularies of Heritage (8-10 Fev. 2012) que se realiza em Évora inlcui no dia 9 de Fevereiro uma sessão para lançamento de livros sobre património de alguns dos conferencistas que participam no evento.

A sessão é entre as 18h00 e as 19h00, sala 131, Colégio do Espírito Santo, Universidade de Évora. A entrada é livre.

Sobre os livros:

Bortolotto, Chiara (ed. com a colaboração de Sylvie Grenet e Annick Arnaud), 2011. Le patrimoine culturel immatériel: enjeux d’une nouvelle catégorie. Paris: Éditions de la Maison des sciences de l’homme, collection “Cahiers d’ethnologie de la France”.

Este livro foi publicado em Novembro de 2011. É editado por Chiara Bortolotto e inclui diversas contribuições que reflectem sobre o que é o Património Cultural Imaterial, como se constrói e quais os efeitos dos processos de patrimonialização, atendendo aos objectivos da Convenção 2003. Os textos dão também conta das complexidades das problemáticas suscitadas com este enquadramento internacional: qual o papel dos investigadores na articulação da Convenção 2003 com as políticas nacionais?; que tipo de respostas e ajustes terão de ser feitos pelos estados e pelas comunidades na implementação da Convenção nos territórios?; como analisar a relação entre a noção de salvaguarda em confronto com as ambiguidades que implicam os inventários do Património Cultural Imaterial.
Pode encontrar o índice aqui.

Mais informações no site da editora:
http://www.editions-msh.fr/livre/?GCOI=27351100905770&fa=description

Hauser-Schäublin, Brigitta, ed. 2011. World Heritage Angkor and Beyond: Circumstances and Implications of UNESCO Listings in Cambodia. Göttingen Studies in Cultural Property, volume 2. Göttingen: Universitätsverlag Göttingen.

  O livro está disponível para download em pdf no site das publicações da Universidade de Göttingen (Alemanha) 

http://webdoc.sub.gwdg.de/univerlag/2011/GSCP2.pdf

Bendix, Regina, Bizer, Kilian, Groth, Stefan (Hg.) 2010. Die Konstituierung von Cultural Property: Forschungsperspektiven Göttinger Studien zu Cultural Property – Band 1. Göttingen: Universitätsverlag Göttingen.

É mais uma publicação da Universidade de Göttingen e está escrito em alemão. Está disponível em pdf:
http://webdoc.sub.gwdg.de/univerlag/2010/GSCP1.pdf

Carvalho, Ana,  2011Os Museus e o Património Cultural Imaterial: Estratégias para o Desenvolvimento de Boas Práticas. Lisboa: Colibri-CIDEHUS. ISBN 978-989-689-169-5.

Por fim, mas não menos importante, será lançado o livro do qual sou autora: Os Museus e o Património Cultural Imaterial: Estratégias para o Desenvolvimento de Boas Práticas, que acaba de ser impresso pela Colibri. O livro é publicado através do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora.

A todos os que permitiram a concretização deste projecto os meus profundos agradecimentos. Gostaria, no entanto, de fazer uma menção especial ao meu orientador Prof. Doutor Filipe Themudo Barata, pois sem o seu incentivo nada disto seria possível.

O livro é o resultado de uma tese de mestrado apresentada em 2009 na Universidade de Évora no âmbito do Mestrado em Museologia. Trata-se de uma reflexão em torno do enquadramento normativo da UNESCO, em particular a Convenção para a Salvaguarda do património Cultural Imaterial (2003) e o papel dos museus nesta área. Os museus são um dos agentes intervenientes na definição de estratégias de salvaguarda do Património Cultural Imaterial e é a partir desta premissa que procuramos enquadrar as responsabilidades dos museus neste campo. Sublinham-se as problemáticas e os desafios implicados numa abordagem ao património, cada vez mais alargada, e que reclama, por sua vez, intervenções mais integradas, seja do ponto de vista dos parceiros envolvidos seja do ponto de vista da diversidade dos campos disciplinares envolvidos.

O livro está organizado em três capítulos. O primeiro capítulo estabelece como ponto de partida o enquadramento histórico e institucional que conduziu à Convenção 2003, analisando as principais iniciativas da UNESCO que, ao longo das últimas décadas, foram determinantes para se chegar ao discurso de salvaguarda patente no texto da Convenção 2003. A partir do enquadramento internacional do tema, o segundo capítulo dá enfoque ao contexto nacional, nomeadamente o quadro normativo e institucional e a sua articulação com políticas culturais direccionadas para a salvaguarda do PCI. O terceiro e último capítulo reflecte sobre o papel dos museus, situando as problemáticas e a complexidade de abordar o PCI de acordo com as recomendações da Convenção 2003, assim como as suas potencialidades. É também a partir das orientações do Conselho Internacional de Museus (ICOM), que se posiciona favorável a um papel activo dos museus na salvaguarda do PCI, que são analisadas diversas formas de tratar o imaterial nos museus em função das actividades museológicas. Identificar, documentar, estudar, expor e interpretar, apresentar, transmitir, educar… são algumas das possibilidades de trabalho. O papel da história oral, das novas tecnologias são aspectos igualmente tratados no livro, que se entende como um ponto de partida para a reflexão e definição de estratégias de salvaguarda.

O livro inclui ainda um prefácio da autoria do Prof. Doutor João Carlos Brigola e um texto de apresentação assinado pelo orientador do estudo, o Prof. Doutor Filipe Themudo Barata.

Nota: Para além do lançamento do livro no contexto específico desta conferência está também previsto um lançamento em Lisboa com data a anunciar oportunamente.

Programa da Sessão:

18:00-19:00 Sala 131 Books Launch
Chiara Bortolotto and Sylvie Grenet
Bortolotto, Chiara (ed. avec la collaboration de Sylvie Grenet et Annick Arnaud), 2011. Le patrimoine culturel immatériel: enjeux d’une nouvelle catégorie. Paris: Éditions de la Maison des sciences de l’homme, collection “Cahiers d’ethnologie de la France”.

Stefan Groth
Hauser-Schäublin, Brigitta (ed.) 2011. World Heritage Angkor and Beyond Circumstances and Implications of UNESCO Listings in Cambodia, Göttingen Studies in Cultural Property – Volume 2. Göttingen: Universitätsverlag Göttingen.

Bendix, Regina, Bizer, Kilian, Groth, Stefan (Hg.) 2010. Die Konstituierung von Cultural Property: Forschungsperspektiven Göttinger Studien zu Cultural Property – Band 1. Göttingen: Universitätsverlag Göttingen.

Ana Carvalho
Carvalho, Ana,  2012. Os Museus e o Património Cultural Imaterial: Estratégias para o Desenvolvimento de Boas Práticas. Lisboa: Colibri-CIDEHUS.

 

* O livro “Os Museus e o Património Cultural Imaterial” tem o apoio do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC)

 

 

 



Citar este post
Ana Carvalho (2012, 29 Janeiro). Lançamento de livros sobre património na Universidade de Évora. No Mundo dos Museus. Recuperado em 28 de Maio de 2024, de https://doi.org/10.58079/sdku

Um comentário em “Lançamento de livros sobre património na Universidade de Évora

  1. Manuela Cunha

    Muitos parabéns pelo lançamento do livro. Gostaria de lhe perguntar quais os locais de venda e qual o preço do mesmo. Os melhores cumprimentos e votos de muito sucesso, Manuela Cunha

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.