Portal LusOpenEdition

OpenEdition é um portal francês que disponibiliza à comunidade científica três plataformas de publicação e de informação em ciências sociais e humanas, de âmbito internacional: Revues.org (revistas e colecções de livros); Calenda, calendário de eventos para as ciências sociais e Hypotheses.org, plataforma de blogues de investigação. Este portal é suportado pelo governo francês, através das seguintes instituições: Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), École des Hautes Études en Sciences Sociales, Université de Provence e Université d’Avignon.

No âmbito de uma estratégia de internacionalização, foi criado o portal LusOpenEdition, o portal lusófono para as ciências sociais e humanas. O projecto em Portugal conta com a parceria do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia – Lisboa), e é co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. O portal foi inaugurado em Outubro de 2011 em Lisboa.

O portal LusOpenEdition já começou a funcionar, incluindo a divulgação de diversos eventos a partir da comunidade científica portuguesa: colóquios, seminários, chamadas para artigos, etc. Inclui três revistas em acesso aberto: ConfinsEtnográfica e Cadernos de Estudos Africanos. E ainda o nosso blogue No Mundo dos Museus, que migrou da plataforma wordpress para a hypotheses. org a convite da organização do portal. Também está nesta plataforma o blogue Indústrias Culturais, de Rogério Santos.

Visite o portal: http://lusopenedition.org

Revues.org

Revues.org é uma plataforma com mais de 300 revistas e colecções de livros científicos, que privilegia a colocação online de artigos em texto integral e acesso livre. As revistas são publicadas em quatro continentes e incidem na totalidade das disciplinas das ciências sociais e humanas.
http://www.revues.org/

Calenda

Calenda é um calendário das letras e das ciências sociais e humanas que divulga mais de 15.000 eventos. Em acesso livre, informa a comuniadde científica de investigação, anunciando colóquios, seminários, jornadas de estudo, ofertas de bolsas, convites à apresentação de comunicações, etc. Desde 2000 que Calenda apresenta um panorama das ciências sociais e humanas em França e no estrangeiro.

http://calenda.revues.org/

Hypotheses.org

Hypotheses.org é uma plataforma de cardernos de investigação em ciências sociais e humanas. Existem vários tipos de cadernos: blogue de investigador, caderno de seminário, diário de bordo de uma investigação coletiva, diário de campo, blogues de revistas ou de livros, etc. Os cadernos de investigação são uma solução rápida e simples para disponibilizar regularmente informações sobre as investigações em curso.
http://hypotheses.org/


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Ana Carvalho (31 de Janeiro de 2012). Portal LusOpenEdition. No Mundo dos Museus. Recuperado em 13 de Julho de 2024 de https://doi.org/10.58079/sdkv


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.