“Museologia Critica, Arte e Educação: Análise de três estudos de caso”

Na próxima quarta-feira, dia 7 de março, Genoveva Oliveira dará uma conferência na Universidade de Évora intitulada: “Museologia Critica, Arte e Educação: Análise de três estudos de caso”.

Genoveva Oliveira defendeu recentemente a sua tese de doutoramento em museologia na Universidade de Évora (que oportunamente aqui divulgaremos), reflectindo sobre o papel da educação, especialmente nos museus de arte.

O tema da educação nos museus tem demonstrado ser uma área de algum dinamismo nos últimos anos em Portugal e que revela sinais de mudança claros, não só pela escolha do tema como objecto de investigação na academia, como também pela realização de conferências (algumas das quais temos vindo a divulgar aqui), cursos (pequena duração) bem como a criação de redes de trabalho e/ou partilha (ex. REcose). Esta é, creio, actualmente uma das áreas de maior fulgor nos museus, apostada em alterar um estado de coisas mais estático e mais tradicional (ainda muito centrado na sua relação com as clientelas habitais), para mostrar o potencial do museu como espaço da educação não formal, de especial relevância no coração da actividade museológica (e não apenas subordinado às restantes funções museológicas).

A conferência realiza-se no Auditório do Colégio Pedro da Fonseca, Departamento de Pedagogia e Educação, pelas 17h, na Universidade de Évora.

Sobre a Genoveva Oliveira:
http://museologiaporto.ning.com/profile/MariaGenovevaMoreiraOliveira


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.