Deontologia dos profissionais de museus: novos paradigmas?

No próximo dia 27 de março irão realizar-se as Jornadas do ICOM Primavera. O tema é “Deontologia dos profissionais de museus: novos paradigmas?”. Terá lugar no Porto, no Museu Soares dos Reis.

Tendo presente o tema geral para o Dia Internacional de Museus de 2012, “Museus num Mundo em Transformação. Novos desafios, novas inspirações, a Comissão Nacional Portuguesa do ICOM considera oportuno promover durante as suas Jornadas Anuais de Primavera uma reflexão acerca das alterações societárias que progressivamente confrontam os profissionais de museus com a sua carta deontológica, tal como se encontra expressa no CÓDIGO DEONTOLÓGICO DO ICOM PARA MUSEUS, adoptado por unanimidade pela 15ª Assembleia Geral do ICOM, reunida em Buenos Aires (Argentina) a 4 de Novembro de 1986, e revisto sucessivamente pelas 20ª Assembleia Geral, reunida em Barcelona (Espanha) a 6 de Julho de 2001, e pela 21ª Assembleia Geral de Seul (República da Coreia) a 8 de Outubro de 2004. Recordamos que este Código foi recentemente traduzido para português, em versão comum do ICOM Portugal e do ICOM Brasil (http://www.icom-portugal.org/multimedia/CodigoICOM_PT%202009.pdf).

Passaremos em revista nas Jornadas do ICOM.PT as diferentes funções museológicas, agrupadas em três painéis (Conhecer e comunicar com os públicos – interpretação, exposição e educação museais; Proteger e promover o património cultural e natural – Incorporação, investigação e preservação de acervos; Entre as tutelas e as comunidades: modelos de gestão dos museus) e em relação a cada uma provocaremos um debate que, a partir de situações reais, nos permita responder à questão de saber se os novos desafios que se colocam aos museus, numa sociedade cada vez mais controlada pela mão oculta dos mercados, são de molde a obrigar à adopção de novos paradigmas deontológicos. Estará, afinal, a própria definição de museu a mudar de tal forma nos seus fundamentos básicos que hoje a sua função e o desempenho dos seus profissionais se meçam mais pela intervenção nos mercados, através da rentabilização de acervos, da criação de mais-valias, da captura de clientes, da geração de receitas e da distribuição de dividendos, do que pelo carácter permanente e sem fins lucrativos do seu contrato inter-geracional, posto ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, numa óptica de promoção de cidadania?

Como habitualmente, a Assembleia-Geral ordinária da Comissão Nacional terá lugar na mesma data, ao fim da tarde.

Dando continuidade ao esforço de descentralização que temos prosseguido as AG e as Jornadas terão desta vez lugar no Porto, do auditório do Museu Nacional Soares dos Reis, no dia 27 de Março próximo. O programa detalhado das Jornadas e a Convocatória para a AG serão distribuídos dentro em breve.

Programa

09.30h – Recepção dos participantes

10.00h – Sessão de abertura

|Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas (a confirmar)

|Presidente da Direcção do ICOM-PT, Luis Raposo

10.30h – Conhecer e comunicar com os públicos – interpretação, exposição e educação museais

|Catarina Moura (síntese inicial)

|Pedro Manuel Cardoso e Inês Raquel Ribeiro dos Santos (comentadores)

11.30h – Pausa – café

12.00h – Proteger e promover o património cultural e natural – Incorporação, investigação e preservação de acervos

|Maria de Jesus Monge (síntese inicial)

|José Manuel Brandão e Virgílio Hipólito Correia (comentadores)

13.00h –  Pausa – almoço

15.00h –  Entre as tutelas e as comunidades: modelos de gestão dos museus

|Alberto Guerreiro (síntese inicial)

|Joana Sousa Monteiro e Agostinho Ribeiro (comentadores)

16.00h –  Pausa-café

16.30h – Debate final: Deontologia dos profissionais dos museus: novos paradigmas?

17.00h – Encerramento. 1ª convocatória para a Assembleia Geral do ICOM-PT

17.30   –  Assembleia Geral

Entrada livre

(dentro dos limites de capacidade da sala)

(fonte: Mailing list ICOM-PT)


1 thought on “Deontologia dos profissionais de museus: novos paradigmas?

  1. Pingback: ICOM e balanço das Jornadas de Primavera 2012 | No Mundo dos Museus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.