Lançamento n.2 Museal

Vai ser apresentada pela Dr.ª Adília Alarcão o n.º 2 da MUSEAL, Revista de Museologia do Museu Municipal de Faro, no dia 15 de Junho às 18:00 no auditório do Museu Municipal de Faro.

Este número é dedicado ao tema “Conservação Preventiva. Prevenir para preservar o património museológico.” .

A estrutura divide-se em três partes, a primeira com artigos transversais à problemática da conservação preventiva; a segunda, com artigos dedicados aos materiais e a terceira intitulada dossier Algarve que apresenta três exemplos de Conservação Preventiva.

A missão da MUSEAL consiste em divulgar reflexões e práticas na área da Museologia, com o intuito de contribuir para a criação de competências e para o incentivo à troca de informação entre os profissionais ligados a museus.

Os objectivos da revista passam por:

– Divulgar a prática museológica regional

– Contribuir para a concretização de uma rede regional de museus

– Reflectir sobre aspectos da Museologia contemporânea

– Dinamizar grupos de reflexão sobre questões da museologia

– Contribuir para uma melhor prática profissional

– Criar um instrumento de troca de experiências entre profissionais

A Revista integra um Conselho Científico composto por: António Nabais (Presidente da Associação Portuguesa de Museologia), Clara Camacho (Subdirectora do Instituto de Museus e Conservação), João Brigola (Universidade de Évora) e José d’Encarnação (Universidade de Coimbra).

Índice

ALARCÃO, Catarina, “Prevenir para preservar o património museológico”

CARVALHO, Gabriela, AMARAL, Joana e TISSOT, Mathias, “A conservação preventiva após a Lei-Quadro dos Museus Portugueses – Previsões e expectativas”

Temáticos

FALCÃO, Lina, “Preservar Cabedais”

CORREIA, Inês, “Conhecer e Gerir Factores de Risco – um compromisso
partilhado (Documentos Gráficos)”

FRAGOSO, Sara Leite, “Conservação Preventiva de objectos em metal”

ALMEIDA, Anabela e ALARCÃO, Catarina, “A Preservação da Pedra no Património Móvel e Imóvel Um mesmo material – uma abordagem distinta”

FERREIRA, Maria João Pacheco, “Da necessidade de uma política de prevenção
do património têxtil nacional”

DELGADO, Dulce, “Conservar com Sensibilidade (Pintura)”

REDOL, Pedro, “O Vidro”

Dossier Algarve

PATÉ, Susana, “A conservação preventiva no Museu Municipal de Faro – O Passado, o Presente e o Futuro”

GAMEIRO, José e MACHADO, Andreia, “O edifício do Museu de Portimão como elemento estratégico da conservação preventiva”

ESTEBAN, Leonor, “Serviço de Arqueologia, Conservação e Restauro da Câmara
Municipal de Tavira – Conservação Preventiva”


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Ana Carvalho (12 de Junho de 2007). Lançamento n.2 Museal. No Mundo dos Museus. Recuperado em 18 de Março de 2025 de https://doi.org/10.58079/scxp


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.