Encontro: Museus participativos: questões de acessibilidade, sustentabilidade e outros manifestos, 7 maio

É sob o tema “Museus participativos: questões de acessibilidade, sustentabilidade e outros manifestos”, que se realiza um encontro no Porto (na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda), a 7 de maio, reunindo vários especialistas ligados à museologia e à cidade do Porto. Estarão presentes Alice Semedo, Jocelyn Dodd (School of Museum Studies, University of Leicester,UK), Maria Acaso (Universidad Complutense de Madrid), João Teixeira Lopes (FLUP/ISFLUP), Alexandre Quintanilha (Universidade do Porto), entre muitos outros convidados (ver programa, mais em baixo).

Este encontro/sessão aberta surge no contexto de um projecto de investigação mais alargado “Museus do Porto: desafios para a construção de territórios colaborativos”, que conta com a coord. científica de Alice Semedo (Universidade do Porto) e a colaboração de Inês Ferreira (Câmara Municipal do Porto). O projecto é sobre os museus da cidade do Porto e os seus profissionais. Citando as autoras do projecto: “The challenge for this participatory appreciative action research project lies in constructing contact zones for the production of knowledge about museums by the academia and the different actors that work in the field” (2011, 229).

Sobre o projecto pode consultar dois artigos já publicados pelas autoras (em inglês):  “Challenges for the Construction of Museum Territories” (paper apresentado na conferência “Current Issues in European Cultural Studies”, 2011, que faz um enquadramento do projecto, refere objectivos e contextos; e o artigo: “Collaborative spaces for reflective practice” (paper que será apresentado na conferência “The transformative museum conference”, em Odense, na Dinamarca, em Maio próximo), e que reflecte sobre as metodologias seguidas neste projecto. Os artigos estão disponíveis aqui: http://up-pt.academia.edu/AliceSemedo/Papers

Programa*

Ficha Inscrição

*No programa refere-se 7 de maio de 2011, mas é um lapso, deverá ler-se 7 de maio de 2012.

O encontro é organizado pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, Museu Papel Moeda e pela Universidade do Porto.


1 thought on “Encontro: Museus participativos: questões de acessibilidade, sustentabilidade e outros manifestos, 7 maio

  1. Pingback: Linguagens no Museu: as peças, os espaços, os museólogos e os museógrafos | No Mundo dos Museus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.