Museus da cidade hoje. Novas Perspectivas?

Realiza-se já amanhã (10 de Julho), em Lisboa, um workshop que coloca em destaque a problemática dos museus de cidade. O evento, de carácter internacional junta especialistas de outros países no decorrer de um projecto europeu, e vem sublinhar a importância dos museus de cidade no panorama museológico.

No caso de Lisboa, esta é uma discussão em aberto, uma vez que a par com o estudo que está a ser desenvolvido sobre um modelo de gestão a implementar nos museus da cidade de Lisboa (museu da cidade, museu teatro romano, museu Bordalo Pinheiro e restantes museus sob a gestão da EGEAC), se estuda também a possibilidade de repensar o museu da cidade na sua globalidade, seja do ponto de vista programático e expositivo, da missão, dos valores. Aliás, notícia publicada recentemente no jornal Publico (26-06-2012) dava conta da intenção da autarquia de Lisboa em contratar alguém de fora dos museus para redefinir o papel do museu da cidade. Este workshop será certamente uma contribuição para esta reflexão.

Consulte: Programa: Lisbon International Workshop

Sobre o evento divulga-se o seguinte:

No âmbito do projeto “Cooperação Tripartida para o Desenvolvimento da Museologia de Cidade” promovido pelo Arquivo e Museu Ahmet Piriştina (APIKAM), da cidade de Esmirna, em colaboração com o Museu da Cidadede de Lisboa e o Museu do Património Industrial de Bolonha, a CML organiza dia 10 de Julho o workshop “Museus de Cidade Hoje. Novas Perspectivas”, a ter lugar no Auditório do MUDE.

 Este é o primeiro Workshop realizado em Portugal sobre museus de cidade.

Para além dos três parceiros deste projeto,  o workshop contará com a participação de responsáveis do Museu de Amesterdão, do novo Museu de Bolonha e do Museu de Londres, bem como dos dirigentes de museus da cidade de Almada, de Aveiro e de Coimbra.

O projeto, subsidiado pelo Ministério da Cultura e Turismo da República da Turquia e pela União Europeia, tem como principal objetivo a promoção do diálogo intercultural entre os Estados membros da União Europeia e a Turquia, através da museologia de cidade, desenvolvendo ações de cooperação entre museus de cidade europeus e turcos.

 A entrada é livre, mediante inscrição.

(press-release Museu da Cidade)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.