Programar para a diversidade, no Seixal

Como vem sendo habitual o GAM – Grupo para a Acessibilidade nos Museus organiza um seminário anual (ver historial aqui). Este ano é dedicado ao tema “Programar para a Diversidade”. É no dia 15 de Outubro, no Fórum Cultural do Seixal.

Num mundo cheio de oportunidades, mas também com muita exclusão social, programar para TODOS e criar espaço para a interação de TODOS, deve ser uma das grandes preocupações da programação dos museus. Neste seminário falaremos sobre legislação e a sua importância na criação de acessibilidades e em pontes de comunicação, que nos podem levar ao encontro de uma maior diversidade de públicos. A forma como se pode fazer fluir a comunicação entre os diferentes públicos, tendo como pretexto as coleções e acervos dos museus.

Criando um formato um pouco diferente dos anteriores seminários, com a introdução de uma mesa redonda, queremos ir mais longe, ouvindo as opiniões de todos os interessados sobre a programação que temos disponível e aquela que gostaríamos de ter, a que nos faz falta e a que pode preenche as nossas necessidades. Opiniões que queremos registar à guisa de recomendações e que divulgaremos amplamente, na expetativa de que sejam um auxiliar válido na tarefa de programar. Teremos exemplos de boas práticas em museus em Espanha e Portugal e abriremos a porta a outras programações artísticas, que muito enriquecem o panorama cultural e educativo do nosso país (site GAM, sublinhados nossos).

A participação é gratuita, mas sujeita à lotação da sala. A inscrição prévia é obrigatória. Haverá tradução em Língua Gestual Portuguesa, mas com inscrição prévia até duas semanas antes da realização do seminário.

Sobre o seminário ler mais aqui:  http://gam-acessibilidade.webnode.pt/seminario-anual/a2012/


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.