Encontro sobre Património e o uso das novas tecnologias

8ª edição do “Encontro de Utilizadores de Aplicações de Gestão do Património”, em Coimbra, a 23 e 24 Maio. Organização da Sistemas do Futuro – Multimédia, Gestão e Arte e do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

“A Sistemas do Futuro tem organizado regularmente um conjunto de iniciativas sobre a utilização de tecnologias para a gestão e divulgação de património cultural com o intuito de discutir e promover o importante trabalho que se tem feito nas instituições culturais nesta matéria, bem como com o objectivo de recolher contributos significativos que lhe permitam melhorar os produtos e serviços que disponibiliza aos seus parceiros.

De entre essas iniciativas destacam-se, pela relevância que têm assumido a nível nacional, os encontros de utilizadores de aplicações de gestão de património, agora na sua 8ª edição, nos quais a empresa, em parceria com diversos museus portugueses e espanhóis, tem conseguido reunir um conjunto significativo de profissionais do sector que apresentam, discutem e promovem o trabalho realizado na área da gestão, documentação e divulgação do património cultural.

Esta iniciativa, única em Portugal neste sector, tem permitido debater temas importantes como o Património Religioso, a utilização das Redes Sociais em Museus e instituições similares, Arquivos fotográficos e documentação fotográfica das colecções, divulgação do Património, Rotas culturais, Normalização, reutilização de informação, etc. com o contributo de diversos profissionais de museus, da Igreja, de universidades, associações, fundações e outras instituições com quem a empresa tem vindo a colaborar desde a sua fundação. Os programas (disponíveis online) das anteriores edições destes encontros (5º Encontro6º Encontro e 7º Encontro) assim o comprovam. (Mouseion, por Alexandre Matos).

Este evento visa reunir profissionais dos diferentes setores do património cultural com os objetivos de promover a divulgação dos respetivos projetos, a partilha de experiências e potenciar sinergias.

A edição de 2013 terá início com um seminário dedicado à Investigação Aplicada ao Património, onde serão apresentados vários trabalhos de mestrado e doutoramento. Destacamos a intervenção do Nick Poole (CEO da Collections Trust) que irá falar-nos das várias experiências de adaptação do SPECTRUM a nível internacional e no encerramento assistiremos à assinatura do Protocolo “Spectrum International License” entre a Collections Trust e o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

No segundo dia serão apresentados diferentes projetos que se enquadram nos seguintes painéis: Multimédia e Educação;  Plataformas de Integração e Divulgação do Património e Acesso Online ao Património.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias. Estão abertas a todos os interessados nestas temáticas e são limitadas à capacidade do auditório.” (informação daqui)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.