Informação ICOM-PT, n.º 24 (Jun-Ago. 2013)

Já está disponível o novo boletim do ICOM-PT (cf. http://www.icom-portugal.org). Editado como habitualmente por Maria Vlachou, este número fala da memória e do património em S. Tomé e Príncipe, dos museus e das redes sociais e do novo Museu das Marionetas do Porto.

Merece destaque as publicações recentes da Routledge: “Corrections and Collections: architectures for art and crime”, “Memorylands: heritage and identity in Europe today” e muito a propósito “Museum communication and social media: the connected museum”; inclui-se também a divulgação do apelo a artigos da Revista MIDAS – Museus e Estudos Interdisciplinares para o 3.º número, que em parte será subordinado ao tema proposto pelas espanholas Maria Acaso e Andrea de Pascual – “Museus e Participação Biográfica“.

Na secção das notícias, sugere-se a leitura da “Declaração de Lisboa”, documento que resultou do colóquio “Políticas Públicas para os Museus em Tempos de Crise” realizado em Lisboa no passado mês de Abril; e, finalmente, uma selecção de iniciativas que irão decorrer no panorama nacional e internacional dos próximos meses.

01 Editorial, por Maria Vlachou
02 Artigo: “A Gestão da Memória em S. Tomé e Príncipe”, por Inês Castaño
09 Opiniões: “Estamos ligados? Museus e Redes Sociais”, por Alexandre Matos e Ana Carvalho
12 Novos, Recentes e Renovados: Museu das Marionetas do Porto, por Isabel Barros
15 Novas Publicações
16 Notícias ICOM, “A Declaração de Lisboa”
17 Calendário de iniciativas


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.