Estudo pluridisciplinar sobre pintura portuguesa do séc. XV ao séc. XVI chega ao fim

preparações pintura

Damos aqui notícia da finalização do projecto de investigação «As camadas de preparação invisível e a sua influência na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI: uma questão a resolver”. No âmbito do projecto procedeu-se à análise científico-laboratorial e histórico-artística de uma centena de pinturas dos séculos XV e XVI, maioritariamente portuguesas, mas também peças de ‘escolas’ espanholas e flamengas. Observaram-se processos de trabalho, a diversidade de práticas, as encomendas e as práticas de oficina durante o Gótico final, o Renascimento e o Maneirismo.

O projecto esteve a cargo de Vanessa Antunes (investigadora principal) a quem se deve a génese do projecto e sua construção, contando ainda com Vitor Serrão (coordenação científica) através do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Na implementação do projecto participaram vários parceiros: Divisão do Laboratório José de Figueiredo, DGPC, Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Centro de Física Atómica da Universidade de Lisboa e Centro Hércules (Universidade de Évora). O projecto foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/EAT-HAT/100868/2008).

Este tipo de projectos mostra bem a evolução da investigação na área da conservação e restauro que se apoia cada vez mais em técnicas avançadas de análise de materiais. Note-se que sendo um campo recente (do ponto de vista da sua entrada na academia) exemplos como este reflectem a sua consolidação no domínio da investigação avançada. Para além disso, este projecto em particular revela a importância de um trabalho em parceria, que nem sempre fácil, mas compensador na potencialidade dos resultados. Não obstante, permitiu a intersecção de diferentes campos do saber, e sim, a tão desejada pluridisciplinaridade esteve bem presente no desenho e execução do projecto.

O colóquio de encerramento do projecto terá lugar no Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa) nos dias 28 e 29 de Junho. Programa



Citar este post
Ana Carvalho (2013, 7 Junho). Estudo pluridisciplinar sobre pintura portuguesa do séc. XV ao séc. XVI chega ao fim. No Mundo dos Museus. Recuperado em 22 de Abril de 2024, de https://doi.org/10.58079/sdn3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.