Sugestão de leituras

Livros

© Ana Carvalho

Antes das férias deixo duas sugestões de leitura. Ambos são perspectivas actualizadas sobre património e museus, tendo como fio condutor os novos paradigmas de participação das comunidades nas práticas contemporâneas.

Um dos livros – Safeguarding Intangible Cultural Heritage: Touching the Intangible (2012) dá enfoque à problematização em torno do “Património Cultural Imaterial” e configura uma tentativa de ir para além do enquadramento da Convenção de 2003, procurando outros paradigmas de salvaguarda que permanecem à margem do discurso oficial.

Museums and Communities: Curators, Collections and Collaboration (2013), por seu turno, também pretende trazer novos olhares que ultrapassem uma visão simplista da relação entre curadoria e comunidades. As diversas contribuições do livro sublinham o potencial do papel social do museu e apontam para perspectivas mais plurais no sentido de alcançar novos modelos que têm subjacente a colaboração com as comunidades.

****

Stefano, Michelle, Peter Davis, e Gerard Corsane, ed. 2012. Safeguarding Intangible Cultural Heritage: Touching the Intangible. Heritage Matters. Woodbridge: The Boydell Press. Mais sobre o livro aqui.

Golding, Viv, e Wayne Modest, ed. 2013. Museums and Communities: Curators, Collections and Collaboration. London: Bloomsbury. Sobre o conteúdos do livro veja-se aqui.

 



Citar este post
Ana Carvalho (2013, 31 Julho). Sugestão de leituras. No Mundo dos Museus. Recuperado em 15 de Junho de 2024, de https://doi.org/10.58079/sdnc

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.