Sugestão de Leitura: "Práticas de Gestão nos Museus Portugueses"

livro-gestao.jpg

Práticas de Gestão nos Museus Portugueses
Autor: Filipe Mascarenhas Serra
Edição: Universidade Católica Editora, 2007
Descrição Física: 202 p.
ISBN 978-972-54-0171-2

Sobre o livro:

Com este livro pretendemos contribuir para um estudo sistematizado de aspectos essenciais relativos à gestão dos museus portugueses. Tratando-se de um vasto e diversificado campo de matérias com um evidente lado prático, começámos por balizar as diversas áreas-chave como a gestão dos recursos humanos e dos recursos financeiros, e o marketing, que consideramos estruturantes do ponto de vista administrativo. Entendemos, assim, que esta vertente não deve assumir, como por vezes sucede, qualquer conotação menos positiva. Confirmando-se que o Museu se tornou numa das instituições culturais mais populares, procuradas e exigentes, torna-se necessário olhar para a gestão dos recursos como uma resposta de qualidade a perguntas essenciais: que metodologias, que critérios, que modelos, que instrumentos. É esse o levantamento tentado neste trabalho. Os profissionais ajuizarão sobre a sua utilidade.
(in http://www.ucp.pt/)

A obra baseada na dissertação de Mestrado em Património Cultural, apresentada à Universidade Católica, oferece um estudo sistematizado dos aspectos essenciais relativos à gestão de museus – tutelas políticas e administrativas, recursos humanos, recursos financeiros e marketing. A obra integra ainda um capítulo dedicado à criação, estrutura e competências da Rede Portuguesa de Museus.
(in Boletim Blibliográfico RPM – Julho/Setembro 2007)


2 thoughts on “Sugestão de Leitura: "Práticas de Gestão nos Museus Portugueses"

  1. Ana Carvalho

    Isabel Victor,
    O projecto sobre Património Imaterial está a correr muito bem. Um dia destes vou visitá-la ao museu para trocarmos impressões.
    Cumprimentos,
    Ana Carvalho

    Responder
  2. isabel Victor

    Obrigada Ana Carvalho pelo teu comentário no ” Caderno … ”

    Retribuo

    (e o projecto/estudo Património Imaterial/ Universidade Évora ?)

    MuseoAbraço

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.