Conceitos-chave de Museologia

Imagem da capa da publicação Conceitos chave

 

 

Desvallées, André, e François Mairesse, eds. 2013. Conceitos-chave de Museologia. Tradução de Bruno Brulon Soares e Marilia Xavier Cury. ICOM. Armand Colin. ISBN: 978-85-8256-025-9.

A publicação electrónica, Conceitos-chave de Museologia apresenta uma selecção de 21 termos essenciais no campo da museologia. Publicada inicialmente em inglês, francês e espanhol (2010), chega agora a tradução para português pelo comité do ICOM Brasil e com o apoio do ICOM-PT.

Esta é, no entanto, uma versão resumida do Dictionnaire Encyclopédique de Muséologie (2011), publicado apenas em francês, e que  incorpora cerca de 500 termos museológicos.

O projecto para a criação de um dicionário remonta a 1993, com a criação de um grupo de trabalho no seio do Comité Internacional de Museologia do ICOM (ICOFOM), coordenado por André Desvallées. Pensado inicialmente como thesaurus, foi depois equacionado o formato de dicionário.

A importância de um dicionário para um melhor entendimento da profissão também foi discutida em Portugal. A intenção de criar um dicionário de museologia, na época a ser coordenado pela Associação Portuguesa de Museologia – APOM, foi referida por João Brigola em 2004, todavia o projecto não veio a ser desenvolvido.

A publicação está disponível no site do ICOM-PT.


2 thoughts on “Conceitos-chave de Museologia

  1. Marilia Xavier Cury

    Oi Ana, que bom que está divulgando…super importante para a Museologia, também para a Museografia. Beijos.

    Responder
    1. Ana Carvalho Autor do artigo

      Obrigada! Sim, muito importante para a museologia, sem dúvida!Cumprimentos, Ana Carvalho

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.